Estudantes da rede municipal de Juazeiro são premiados no concurso cultural “Lápis na mão – em casa”, em parceria com a TV São Francisco

Estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro participaram, nesta quarta-feira (01), da cerimônia de premiação da oitava edição do “Projeto Lápis na Mão – Em Casa”, promovido em parceria com a TV São Francisco. 13 estudantes da rede municipal foram finalistas e concorreram com produções que versaram sobre o tema “Tô online: das janelas virtuais para a leitura do mundo”.

Participaram da cerimônia de premiação presencial, a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, a equipe técnica da Seduc, representantes da TV São Francisco, pais de alunos concorrentes e equipes gestoras das respectivas escolas. A comunidade também pôde prestigiar o evento através da live para transmissão da cerimônia.

Foram premiados estudantes por segmento, nas categorias “Desenho”, “Poema” e “Redação”, e as melhores produções foram escolhidas por meio de voto popular (categoria Desenho), através da internet, e também por meio de banca avaliadora (Poema e Redação).

O estudante Bernardo de Almeida Ribeiro Jatobá, da Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, foi premiado em primeiro lugar na categoria Desenho (ensino fundamental). O estudante contou que mobilizou sua torcida para votação e que ficou ansioso durante a cerimônia de premiação, devido à expectativa de ser um dos premiados.

“Eu mandei todo mundo votar, pedi nos grupos de Whatsaspp. Pensava que poderia ganhar, mas não tinha tanta certeza, porque Deus é quem sabe de tudo. Quando cheguei aqui, já fiquei ansioso com o resultado do Fundamental I, fiquei emocionado, e quando anunciou o primeiro lugar, fiquei tremendo, sem saber se seria eu”, explicou o estudante que também informou que irá participar das próximas edições, em outras categorias.

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida destacou o sucesso do concurso cultural, mesmo em um momento de pandemia. “O Projeto Lápis na mão é uma das iniciativas que movimentam a educação em nossa região, envolvendo todos os segmentos educacionais, seja da rede municipal, estadual e privada. Avalio positivamente, pois mesmo em meio à pandemia, nós conseguimos ir além de todas as expectativas, fomos além das edições anteriores, que aconteceram em momentos normais” enfatizou Normeide.

 O projeto 

“Projeto Lápis na Mão – Em Casa” iniciou em setembro de forma online e contabilizou mais de 1000 produções, 34 mil votos, e envolveu escolas públicas e privadas de Juazeiro. No município, cerca de 80 escolas e mais de 600 professores participaram efetivamente do projeto.

O gerente executivo da TV São Francisco, Fábio Fernandes, avaliou positivamente a edição desse ano e agradeceu a parceria com a Prefeitura de Juazeiro. “Mais uma vez a gente agradece imensamente essa parceria, especialmente da Seduc. São muitas pessoas envolvidas, mais de 600 professores, mais de 1000 projetos inscritos, então agradecemos a toda equipe pedagógica e da Secretaria, que se mobilizaram de forma espetacular para que houvesse esse recorde de escolas participantes”, comemorou Fernandes.

Estudantes da rede municipal de JuazeiroBrena Souza – Assessora de imprensa da Seduc/PMJ