Após mais de 20 anos sem reforma, curral municipal de Juazeiro está sendo requalificado

Depois de mais de duas décadas sem passar por uma grande reforma, o curral municipal, localizado no bairro São Geraldo, está sendo requalificado. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), iniciou a reestruturação do espaço no mês passado.

A reforma do curral vai melhorar o acolhimento de animais de grande porte que são apreendidos em operações rotineiras realizadas pela Semaurb. “Nós encontramos a estrutura no curral totalmente em abandono. A reestruturação consiste na construção de novo um radier em todo o entorno do curral, duas rampas de embarque e desembarque, melhoria dos cochos, melhoria do cercado e da fachada, além da reforma do prédio de apoio, onde terá uma cozinha, um banheiro, um depósito e dois dormitórios”, explicou o diretor de diretor de Monitoramento e Fiscalização Ambiental, Hudson Duarte.

A obra está sendo realizada com recursos próprios provenientes de uma compensação ambiental. O curral municipal é usado como abrigo provisório de animais de grande porte, como bovinos (bois e vacas), equinos (cavalos e éguas) e asininos (jumentos), que são encontrados soltos perambulando pelas vias públicas da cidade. Por semana, uma média de 12 animais são recolhidos das ruas durante as fiscalizações realizadas pela equipe operacional da Semaurb.

Texto: Edísia Santos – Ascom/ Semaurb/ PMJ