Inovação: Gestão Suzana Ramos consegue certificado do CREMEB para a Maternidade de Juazeiro

A Maternidade de Juazeiro, gerida pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (Sesau), recebeu nesta quinta-feira (17) o certificado que atesta a regularidade técnica e ética da instituição. O importante documento foi emitido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), órgão que supervisiona a ética profissional médica no estado.

Desde que foi transferida para o município, quem esteve à frente da gestão da Maternidade de Juazeiro não conseguiu o registro e, deste modo, não tinha a regularidade. “Para que clínicas e hospitais possam ser considerados regulamentados, eles precisam ter uma inscrição nos conselhos de Medicina. Quando fui até o CREMEB sobre outras demandas, fui informado que a instituição nem existia. Desde 2011 para 2012, quando houve mudança de instituição privada para Maternidade Municipal, ela funcionava de forma irregular, já que não estava inscrita no CREMEB. Anteriormente nunca fora apresentada a documentação necessária para que fosse feito esse cadastro, inscrição e regularização”, destacou o diretor-médico da Maternidade de Juazeiro, Jair Brito.

A Maternidade de Juazeiro é uma unidade de baixa complexidade e atende gestantes de Juazeiro e outros 52 municípios que integram a Rede PEBA. O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, destacou que o certificado precisa ser celebrado. “A nossa gestão vem perseguindo a regularização das instituições de saúde. Este certificado é extremamente importante para nós e demonstra o quanto a gestão Suzana Ramos é séria e está preocupada com as pessoas”, disse Fernando Costa.

O superintendente de Atenção Especializada, Eduardo Rafael de Sousa Neto, ressaltou que a habilitação da Maternidade de Juazeiro, junto ao CREMEB, é sinal de que a instituição cumpre rigorosamente todas as questões éticas e técnicas com a finalidade de sempre atender bem as pessoas. “O certificado do Conselho demonstra que a Maternidade de Juazeiro tem seguido as normas adequadas para o cuidado com as pessoas”, disse Eduardo Rafael Neto.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ