Cia Biruta de Teatro retoma apresentações do espetáculo ‘Processo Medusa’ na próxima quinta-feira

No mês em que se intensificam as discussões em torno das lutas da mulher na sociedade, a Cia Biruta de Teatro retoma a temporada do espetáculo ‘Processo Medusa’, interrompida em 2020, devido à pandemia da covid-19. As apresentações acontecem de 24 a 27 de março, quinta e sexta-feira, às 16h, e sábado e domingo, às 19h, no Cineteatro CEU das Águas, no bairro Rio Corrente, em Petrolina. A entrada é gratuita e as sessões contarão com intérprete de libras.

‘Processo Medusa’ é um experimento cênico que utiliza a revisão do mito da Medusa para abordar o enfrentamento à cultura do estupro e a luta feminista, através de discussões sobre corpo, mulher e democracia. Chamado de processo, pelo seu caráter de pesquisa, o texto do espetáculo é resultado de uma construção coletiva do Núcleo Biruta de Teatro, um grupo de jovens atores, com foco na experimentação cênica, criado e orientado pela Cia Biruta.

“A dramaturgia faz uma visita ao mito de Medusa e Atena, trazendo essas duas representações antagônicas de mulher para a atualidade. Assim, a partir das contribuições do grupo, buscamos trazer à tona uma reflexão sobre a simbologia da mulher que transformava quem a olhava em pedra, traçando uma relação com a cultura do estupro e a luta das mulheres, em contraponto a essa violência”, conta Cristiane Crispim, que é co-fundadora da Cia Biruta e uma das atrizes de ‘Processo Medusa’.

A atriz e coordenadora do projeto, Camila Rodrigues, pontua, ainda, o papel social desempenhado pelo espetáculo, que visa não apenas possibilitar o acesso da população da periferia a uma programação cultural, mas contribuir com o aprofundamento das discussões acerca das lutas femininas. “Acreditamos que o projeto contribui para enriquecer o debate acerca do corpo-mulher-democracia e possibilitar uma aproximação das mulheres que sofrem algum tipo de agressão, fortalecendo suas vozes e denunciando essa grave, e normatizada, violação de direitos humanos”.

O espetáculo, aprovado no Edital Geral 2017/2018 do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA, conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco e o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina e da Ordem dos Advogados do Brasil (Petrolina).

Serviço

Quando: 24 a 27 de março

Horários: Quinta e Sexta – 16h | Sábado e domingo – 19h

Local: Cineteatro da Praça CEU das Águas | Rua do Tamarindo, s/n, bairro Rio Corrente (próximo à igreja católica)

Entrada: Gratuita

Faixa etária: 12 anos

Acessibilidade: Intérprete de Libras

Realização: Cia Biruta de Teatro

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral: Camila Rodrigues

Produção Executiva: Cristiane Crispim

Direção Artística: Antonio Veronaldo

Orientação: Antonio Veronaldo, Cristiane Crispim, Juliene Moura

Dramaturgia: Coletiva

Elenco: Amanda Martins, Ana Paula Ribeiro, Camila Rodrigues, Cintia Naara, Cristiane Crispim, Érika Suylla, Santiago, Juliano Varela, Joana Crispim, Juliene Moura, Laiane Amorim, Leticia Rodrigues, Luisa Crispim, Val Nunes e Yasmin Rabelo

Figurino: Leticia Rodrigues

Criação de Iluminação: Fernando Pereira

Execução de Iluminação: Antonio Veronaldo e Paulo Henrique

Apoio Técnico e Execução de Sonoplastia: Fernanda Victória

Arte Gráfica: Fernando Pereira | Abajur Soluções

Social Media: Letícia Rodrigues

Assessoria de Imprensa: Eneida Trindade

Apoio Cultural: Prefeitura de Petrolina e OAB Petrolina

Incentivo: Governo do Estado de Pernambuco – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA