Paulo Câmara reafirma compromisso de Pernambuco com a agenda ambiental

O governador Paulo Câmara participou, na tarde desta quarta-feira (16.03), da abertura da 106ª reunião da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), no Palácio do Campo das Princesas. Com o objetivo de discutir pautas ambientais e ampliar o papel dos estados nesse âmbito, o evento reuniu representantes de diversas regiões do País. No seu discurso, o governador reafirmou o compromisso de Pernambuco com a agenda da sustentabilidade e destacou a importância do encontro para o avanço de novas metas.

“A Abema tem sido uma grande impulsionadora de ações estratégicas e fundamentais nesse panorama de luta para reverter os efeitos nocivos provocados pelo homem em relação ao meio em que vivemos. O Estado não poderia deixar de reconhecer esse importante aliado, cuja parceria já resultou, inclusive, em alguns benefícios refletidos no presente”, pontuou Paulo Câmara, reforçando que Pernambuco está aberto ao diálogo e à disposição para colaborar nas ações.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, ressaltou que o encontro reúne secretarias estaduais e órgãos que fazem a gestão do meio ambiente nos Estados. “A Abema tem sido uma colaboradora muito importante para a implantação do nosso Plano de Descarbonização e na mobilização dos Estados brasileiros para que possamos, de fato, trazer políticas públicas de qualidade para o rumo do desenvolvimento sustentável”, frisou.

ABEMA – A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente é uma entidade civil de direito privado, sem fins econômicos. Em 2019, constituiu a Câmara Técnica do Clima (CTC), coordenada pelo Estado de Pernambuco, e foi responsável pela elaboração da Carta da Abema pelo Clima, ratificada pelos 26 estados e pelo Distrito Federal durante a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que aconteceu no Recife em novembro de 2019.

No mesmo período, foi realizada uma reunião da entidade no Palácio Campo das Princesas, com a presença do governador Paulo Câmara, que, entre outras importantes discussões, deliberou pela continuidade dos trabalhos da CTC como forma de apoiar os Estados na implementação dos compromissos climáticos assumidos.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI