Prefeitura de Juazeiro realiza abertura oficial do 4º Encontro de Guardas Civis Municipais da Bahia

A abertura oficial do 4º Encontro de Guardas Civis Municipais da Bahia aconteceu nesta quinta-feira (10) na Câmara de Vereadores de Juazeiro. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Guarda Civil Municipal (GCM), segue nesta sexta-feira (11), no Grande Hotel, e reunirá centenas de agentes femininas de toda a Bahia e convidadas de outros estados para debater o tema deste ano: “Diálogos entre mulheres guardas municipais”. O objetivo é construir coletivamente ferramentas norteadoras para Segurança Pública Municipal, voltadas às mulheres.

Uma das idealizadoras do encontro, a guarda municipal Isabel Cristina Silva destacou o empoderamento do evento. “Esse é um evento empoderador, com representações de toda a Bahia e de outros estados. É uma oportunidade de trocarmos vivências e experiências, tanto na área profissional quanto pessoal. É um encontro de diálogos entre mulheres e além da segurança pública, estamos debatendo as vivências da sociedade. A Guarda Civil de Juazeiro é modelo para outras guardas e estamos quebrando paradigmas”, destacou Isabel. “Foi um momento muito emocionante, cheio de representatividade. Muitas companheiras de trabalho foram às lágrimas e estamos muito felizes com tantas participações”, expressou Isabel Cristina.

A prefeita Suzana Ramos está cumprindo agenda em Brasília e foi representada no evento pelo diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Tenório Filho. A gestora, no entanto, mandou um vídeo tecendo elogios à Guarda Civil de Juazeiro e destacou seu orgulho pela força da mulher na corporação. A cerimônia contou ainda com a participação do inspetor-chefe da GCM de Juazeiro, Gilson Santos, da sub-inspetora da GCM, Fabiana Lima Freitas, e da comandante da Ronda Maria da Penha de Juazeiro, tenente Tatiane Carvalho da Silva.

Programação

O encontro é dividido em dois eixos temáticos que abordarão desde a presença feminina no topo das estruturas de poder, a pandemia e as dificuldades enfrentadas pelas agentes para equilibrar a vida pessoal e profissional. Além de contar com a participação de guardas femininas de outros estados, como forma de abranger mais realidades que possam contribuir nos projetos desenvolvidos na segurança pública de Juazeiro. O evento se estenderá até o final do dia, com debates, rodas de conversa e diálogos abertos no Grande Hotel de Juazeiro.

Texto: Ascom/PMJ

Fotos: Marcel Cordeiro/PMJ