José Patriota: um articulador político em Petrolina (PE)

José Patriota é ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú e ex-gestor do ProRural. Já foi Secretário Estadual de Articulação Regional e se licenciou há pouco da presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para colocar seu nome a disposição de uma pré-campanha a deputado estadual.

Na manhã de hoje (22), Patriota participou de bons bate-papos com radialistas, primeiro na Rádio Petrolina e depois na Ponte FM, além de ter feito uma visita à Gerência Regional de Educação do Médio São Francisco, onde constatou como avançou o ensino integral na cidade, através de um excelente trabalho do Governo de Pernambuco.

Nas rádios, pode falar de sua trajetória política e das ações que destinou para a Capital do Sertão enquanto presidente da Amupe e gestor do ProRural. E José Patriota conhece Petrolina e região. Tomando a frente no combate a pandemia da Covid-19, a Amupe distribuiu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em parceria com o Governo do Estado e empresas.

Falando em parceria, foi junto com a UFPE, que a Amupe conseguiu testes RTPCR a R$ 89, a custa dos municípios. Menor custo possível e tempo, já que o paciente tinha o resultado com apenas 3 dias.

Como gestor do ProRural, José Patriota trouxe diversas benfeitorias para as comunidades de trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares de Petrolina e da região. Como no Assentamento Mandacaru onde foi realizado um sistema de irrigação e também inaugurado um espaço que permitia lavagem, limpeza e embalar a produção obtida da horta comunitária da localidade.

Isso gerou renda e melhorou a qualidade de vida das mulheres e homens que produzem no local. E mulheres com renda, como bem disse em entrevista, é liberdade. Segundo Patriota, quando a mulher tem renda, ela tem liberdade inclusive de se livrar de um relacionamento abusivo, por exemplo.

José Patriota sempre foi um defensor da agricultura familiar como geradora de renda para as famílias e municípios, e do associativismo como a forma que os trabalhadores rurais podem se organizar para entrar em mercados tradicionais e institucionais como PAA e PNAE.

No fim da manhã, pode ainda se reunir com lideranças políticas no Bodódromo, onde conversou sobre o cenário político local e pode articular apoios.