Nova planta de dessalinização de Fernando de Noronha é apresentada como case de sucesso em Congresso Internacional

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, e a diretora Regional Metropolitana, Nyadja Menezes, participam nesta quarta-feira (06), do Congresso Internacional Aladyr Brasil, promovido pela Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reuso de Água, que acontece em São Paulo. Na ocasião, Manuela Marinho apresentará o case de sucesso do novo dessalinizador de Fernando de Noronha, empreendimento do Governo de Pernambuco, por meio da Compesa, responsável pelo fim do rodízio de abastecimento de água na ilha.

“Estamos felizes em compartilhar nosso conhecimento e a experiência do ‘case Noronha’, com grandes empresas do setor do Brasil e do exterior. Recebemos o convite com imensa satisfação, pois o projeto da nova planta de dessalinização de Fernando Noronha é, de fato, grandioso, especialmente na perspectiva da universalização do acesso à agua em nosso Estado, uma meta que vem sendo perseguida com afinco pelo Governo Paulo Câmara”, destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

O projeto do novo dessalinizador integra um pacote de investimentos do Governo do Estado para Noronha orçado em R$ 22 milhões. O sistema tem capacidade total de produção de 20 litros de água por segundo, quase cinco vezes maior que o anterior, e é composto por skids de osmose reversa, equipamentos essenciais para assegurar a qualidade da água ofertada à população. Atualmente, a água dessalinizada, na ilha, corresponde a 65% do abastecimento, que é complementado com a captação da água do Açude do Xaréu, tratada na Estação de Tratamento de Água da Compesa – ETA Noronha, e, ainda, por poços artesianos.