Prefeitura de Juazeiro e PMBA assinam Termo de Cooperação Técnica para implantação da gestão compartilhada nas escolas Caic e Paulo VI

A Prefeitura de Juazeiro e a Polícia Militar da Bahia (PMBA) oficializaram nesta quarta-feira (20), a parceria que irá viabilizar a implantação da gestão compartilhada nas escolas municipais Caic Misael Aguilar e de Tempo Integral Paulo VI. A assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Técnica aconteceu na cidade de Salvador (BA), e foi realizada pela prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, e o comandante geral da PMBA, o coronel Paulo Coutinho.

Com a implantação da gestão compartilhada com a Polícia Militar, as escolas passam a ter dois diretores: um escolar e um disciplinar. A administração e processo pedagógico nas unidades de ensino continuam de responsabilidade da Secretaria de Educação e Juventude, por meio do gestor escolar, e a disciplina escolar, que se refere a organização da rotina, passa a ser gerida pelo diretor disciplinar indicado pela PMBA.

Para a prefeita Suzana, a parceria é mais um avanço na educação municipal. “Essa é mais uma iniciativa da gestão municipal que visa trazer melhorias para a nossa educação e para as comunidades. Acreditamos que colheremos bons frutos com esse modelo de gestão compartilhada com a polícia”, destacou a prefeita.

Já a secretária Normeide destacou os benefícios desse novo modelo. “É uma parceria que possibilitará uma mudança de perfil dos alunos, permitindo assim avanços educacionais. As famílias também terão um apoio bem maior, pois contribuirá para que os estudantes tenham uma mudança no perfil quanto ao trato com seus familiares, professores e demais profissionais da educação”, explicou Normeide.

Também estiveram presentes na assinatura do Termo, a superintendente de Ensino da Seduc, Willany Cunha; a superintendente Administrativo e Financeiro, Marileide Jericó; a superintende de Gestão Escolar, Alexandrina Araújo; o vereador Renato Brandão;  a comandante da 76ª Companhia Independente de Polícia; a major Ana Paula Crusoé e a comandante da 73ª Companhia Independente de Polícia, a major Ivana Almeida, respectivamente responsáveis pelas áreas de instalação das escolas Caic e Paulo VI; e o comandante do Comando de Policiamento da Região Norte da Bahia (CPRN), Valter Araújo.

Estrutura

A Escola Municipal Caic Misael Aguilar passou por uma grande reforma e reestruturação adequando-se ao modelo de identidade visual estabelecido para escolas com gestão compartilhada, e já está apta a iniciar as atividades com a nova gestão. Já a Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI irá passar por uma grande requalificação, com um projeto arquitetônico inovador para proporcionar mais conforto aos alunos e colaboradores e também atender as necessidades do novo modelo.

—-
Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ