Mais de 3 mil doses foram aplicadas no Dia D de vacinação contra gripe e sarampo em Juazeiro neste sábado

Neste sábado (30), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo. Foram aplicadas mais de 3.000 doses. A vacinação aconteceu nas UBSs da zona urbana e contemplou os públicos prioritários da primeira e segunda etapa.

Puderam se vacinar contra a Influenza, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, profissionais das forças de salvamento e segurança, profissionais das forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens que estão sob medidas socioeducativas.

Dona Maria Custódio da Silva, tem 80 anos e conta que desde que completou a idade do grupo prioritário, todos os anos toma a vacina. “Desde que completei a idade, eu fico atenta ao período da campanha e venho tomar a vacina da gripe. É muito importante se vacinar porque a gente fica imunizado. Tomo todos os anos”, disse Maria Custódio.

Para a vacinação contra o Sarampo, o público alvo foram os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Ademilton Barbosa da Silva trouxe a filha, Laura Grabriela Barreto da Silva, de três anos, para tomar a vacina contra o sarampo. Seu Ademilton destaca que é prioridade manter o cartão de vacinas da filha atualizado. Ele disse ainda que foi muito rápido. “É muito importante trazer os filhos para vacinar, uma vez que as vacinas são destinadas para garantir imunidade, inclusive estou sempre atento ao tempo certo, mantendo em dia a caderneta de vacinação. O Dia D foi muito bom, atendimento bem rápido”, concluiu Ademilton Barbosa.

Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo segue até o dia 03 de junho e todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram, podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para tomar a vacina.

Documentação

Para a vacinação, as pessoas devem levar RG, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência. As pessoas que possuem comorbidades devem levar laudo médico comprovando a doença.

Texto: Aucilania Soares – Ascom/Sesau/PMJ