Mais trabalho: Prefeitura de Juazeiro entrega UBS do bairro Alto da Aliança totalmente reformada 

Esta quarta-feira (18) foi um dia de festa para os moradores do bairro Alto da Aliança. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), entregou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José D. Araújo totalmente reformada. A reinauguração foi feita pela prefeita Suzana Ramos e pelo secretário de Saúde, Fernando Costa e foi celebrada pelos moradores do bairro.

A prefeita destacou o que tem feito por Juazeiro, a exemplo da melhoria na estrutura dos prédios públicos. “Nossa gestão vai deixar um legado para Juazeiro. Melhorar a estrutura desses locais, como das UBSs, é melhorar o atendimento às pessoas. É dar dignidade a quem vem ser atendido e também a quem vai atender aqui na unidade”, ressaltou Suzana Ramos.

A UBS do Alto da Aliança atende não apenas os moradores do bairro, mas também moradores do entorno como Jardim São Paulo, Vila Tiradentes e Jardim das Acácias. O secretário de Saúde, Fernando Costa, lembra como encontrou a unidade. “Pegamos uma estrutura que estava acabada, com paredes rachadas, infiltrações, que não dava condições de trabalho aos servidores. Estamos entregando mais uma UBS reformada para a comunidade. Isso também é cuidar das pessoas, como a nossa prefeita Suzana Ramos, sempre pede. Neste local, onde são realizados mais de 800 atendimentos por mês, estamos levando mais do nosso trabalho”, destacou.

Readequação UBS Alto da Aliança

A UBS do bairro Alto da Aliança apresentava diversos problemas estruturais, o que colocava a qualidade de vida dos pacientes e dos servidores em risco. “Encontramos a UBS do Alto da Aliança com paredes rachadas que poderiam comprometer a estrutura do prédio. A parte elétrica também foi trocada, pois o sistema da unidade não suportava as necessidades da UBS”, destacou o diretor de Transportes, Serviços e Bens da Secretaria de Saúde, Luiz Fernando Lima. Além dos problemas nas paredes e na parte elétrica, foi realizada a recuperação no piso e na laje, que apresentava infiltração, principalmente em períodos chuvosos e no muro que estava danificado.

Reforma aprovada

Quem esteve na UBS do Alto da Aliança antes da reforma reconhece o trabalho feito na unidade. Dona Maria Conceição Santana Silva que mora no bairro chegou a ser atendida na unidade antes da reforma. Agora, com o local totalmente reformado, reconhece as benfeitorias. “Dá um conforto maior. A estrutura está boa”, disse.

Quem trabalha na UBS também sente-se mais à vontade em trabalhar em um local todo reformado. A vacinadora Rosimeire dos Santos trabalha na UBS há 7 anos e sente melhorias nas condições de trabalho. “Estava precisando de uma reforma. Agora dá para trabalhar com mais dignidade. A sala de vacina o teto estava horrível, agora está ótimo”, ressaltou a vacinadora.

Desde o início da gestão Suzana Ramos, 9 UBSs já foram requalificadas, além de outros dispositivos da saúde como Caps, SAMU e Cerest.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ