Festival Baiano Literário de Contação de Histórias

O Festival Baiano Literário de Contação de Histórias, acontecerá no formato presencial, onde diversos artistas nacionais e internacionais, irão se reunir para uma roda de conversa sobre as expressões da literatura oral e a contação de história. O mesmo tem como finalidade Realizar encontros sobre a arte da literatura oral e a contação de histórias, visando democratizar e estreitar as relações entres os protagonistas, contadores de histórias, escritores, ilustradores, editoras, professores, estudantes, famílias e outros simpatizantes dessa arte.

O professor, contador de histórias e patrono da ABCH Willian Fernando Soares está inscrito no festival e fará estreia da sua primeira obra literária na tarde de lançamentos de livros com o gibi A TURMA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS e a Passagem do Juazeiro que marca sua trajetória de 10 anos propagando a arte de contar histórias, formando adolescentes e jovens como narradores orais para incentivar a leitura e fomentando a cultura no Vale do São Francisco.

A história em quadrinhos apresenta as narrativas a partir de personagens com seus significados de identificação como: o Juazeirinho (Juazeiro), o Chiquinho(Velho Chico), a Linda Lina ( Petrolina), Lore (Folclore), a carranca siriguela ( as figuras de proas que ficam nos barcos) e o contador de histórias que mostra a importância de se guardar e registrar a memória, que revela a identidade dos povos tradicionais ou nativos, quilombolas e as influências do Rio São Francisco para a formação do povo, em uma viagem através das águas mágicas, voltando no tempo para descobrir como tudo começou na Passagem do Juazeiro.

O evento tem na programação contadores de histórias nacionais, e uma multiplicidade de ações: conversa com escritores, ilustradores, editoras, tarde de autógrafos, lançamento de livros. Tudo isso acontecerá nos dias 18 e 19 de junho de 2022 em Salvador.

Público alvo:
Professores, contadores de histórias, escritores e áreas afins.