Prefeitura de Juazeiro encerra com chave de ouro festejos do São João da Baixinha, em Juremal

Os moradores do distrito de Juremal puderam, nesses últimos dias, ter um retorno às suas tradições, após dois longos anos, com a volta do São João da Baixinha. Foram dias de muita alegria, forró e devoção, que tiveram início no último final de semana. O encerramento dessa grande festa não poderia ser diferente. Nesse sábado (25), Juremal foi palco de um show cheio de animação, que ficou por conta de Wênio Sanfoneiro e Tinho do Acordeon, encerrando, com chave de ouro, o primeiro São João na gestão da prefeita Suzana Ramos, que é filha de Juremal e não mediu esforços para entregar uma festa memorável, o que aconteceu.

Para a prefeita Suzana Ramos, a sensação é de dever cumprido. “Eu, como filha de Juremal, me sinto muito tranquila em dizer que esse foi o melhor São João que já tivemos. Foi algo muito bem elaborado, nós nos reunimos e pensamos nos mínimos detalhes para entregar uma festa linda para essas pessoas tão queridas, que fazem parte da minha caminhada pessoal e política. Estou feliz porque entreguei um São João regado a muita arte, cultura popular e, sobretudo, fé”, afirmou.

Iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), o São João da Baixinha reuniu uma grande multidão de pessoas durante todos os dias de evento. A festa homenageia Adriane Nunes, a “Baixinha”, uma das mais antigas barraqueiras de Juremal, que faleceu e deixou saudade.

Sentimento de pertencimento

Com uma atmosfera saudosa, focada em resgatar o sentimento de pertencimento na comunidade, os festejos reuniram um público misto, de todas as idades, e ofereceu um repertório que foi, desde o forró raiz, ao arrocha e piseiro.

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, a gestão trabalhou no intuito de reforçar a importância das tradições e da cultura local. “Nós da Seculte, juntamente com a prefeita Suzana Ramos, estamos felizes com todo o retorno que recebemos até aqui. A população participou em peso de todos os dias de evento, houve grande comprometimento por parte de todos que colaboraram direta ou indiretamente, desde segurança, organização, divulgação, enfim, foi um trabalho muito gratificante e o resultado é bonito de se vê”, explicou Sérgio.