Campanha ‘Agosto Lilás’ em Juazeiro encerra com roda de conversa promovida pela Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro realizou, nesta quarta-feira (31), uma roda de conversa sobre o ‘Agosto Lilás’, mobilização nacional voltada à conscientização para o combate da violência contra a mulher. A ação, que aconteceu no auditório do clube do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, teve o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica, composta também pela comunidade corresponsável no repasse de informações sobre a temática.

O evento contou com a presença da subcomandante da GCM, Fabiana Lima, da guarda civil e idealizadora do projeto Viva Luciana, Isabel Cristina da Silva, das esposas dos guardas municipais e de integrantes da rede municipal de assistência à mulher, entre eles a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Maria Quitéria Lima, a advogada Letícia Oliveira e a assistente social do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Elza Ferraz.

Para a comandante da Guarda Civil Municipal, Fabiana Lima, esses encontros são importantes para troca de informações e partilha de leis essenciais à causa feminina. “Foi um encontro muito positivo, com interação entre as participantes e a partilha de informações sobre esse tema tão relevante, que é a Lei Maria da Penha. Essas discussões têm como objetivo conscientizar, sobretudo mulheres, na busca pelo enfrentamento da violência doméstica, promovendo a educação como instrumento para a transformação social e o incentivo ao respeito e defesa dos nossos direitos. Vamos levar esse debate para os GCMs masculinos em outra oportunidade”, destacou Fabiana.

Nadja Santos considerou o encontro muito importante e destacou que vai poder repassar o que aprendeu para outras mulheres. “Foi um momento muito interessante, onde aprendemos muitas coisas que podemos repassar para outras mulheres, dando um apoio e formando uma rede de ensinamentos”, pontuou.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Maria Quitéria Lima, reforça que a defesa das mulheres é uma luta de todos. “É sempre bom a gente dialogar com todas as classes, pois sabemos que a violência doméstica acontece em todos os ambientes. A violência não é só física, a violência psicológica é a que mais atinge a sociedade. O Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher está aberto a ir a todos os espaços para debater esse tema. Lembrando que Juazeiro tem uma rede completa de proteção às mulheres para que a gente busque os nossos direitos”, explicou.

Para a integrante da GCM de Juazeiro, Isabel Cristina da Silva, o momento foi muito importante e esclarecedor. “Esse encontro de mulheres foi bastante positivo, com umas empoderando as outras, quebrando paradigmas. A luta em defesa das mulheres é um dever de todos, por isso, ações como essa são fundamentais para esclarecer dúvidas e orientar a população”, concluiu.

Agosto Lilás

Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, que está celebrando 16 anos, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Como denunciar violência contra a mulher

Para denunciar violência doméstica em Juazeiro, basta entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher (180), com a Polícia Militar (190), e também com o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), através do telefone (74) 3614-2028. Lembrando que Juazeiro conta com uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), que atende pelos números (74) 3613 – 8310 / 3613 – 8311 e 3613 – 8313.