Petrolina Sustentável: Projeto incentiva Escolas Integrais a realizarem coleta seletiva

Uma das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Petrolina é pensar em uma cidade cada vez mais sustentável, visando garantir melhorias na qualidade de vida da população e assegurar políticas públicas ambientais, através de ações contínuas no município. Nesse sentido, as Escolas de Tempo Integral estão vivenciando no ambiente escolar, o Projeto ‘Petrolina Sustentável’.

A partir de ações coordenadas entre as secretarias de Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente, serão trabalhadas várias temáticas nas instituições, com a finalidade de sensibilizar, não apenas a comunidade escolar, mas, sobretudo, a população petrolinense quanto a importância da coleta seletiva e a prática dos 3Rs, que se definem em reduzir o consumo, reciclar e reutilizar os resíduos sólidos.  O projeto está beneficiando mais de 2 mil estudantes, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, e tendo a participação de mais 118 professores.

Durante o projeto, a prática de educação ambiental será trabalhada em todas as áreas do conhecimento, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Serão promovidas aulas, oficinas, palestras, dinâmicas, capacitações, gincanas; elaboração de material de divulgação científica; campanhas; produção de textos individuais e coletivos; também serão feitas parcerias com cooperativas de reciclagem para que possam participar da ação, informando, formando e recebendo os materiais que serão recolhidos na escola. Assim, toda a comunidade escolar poderá conhecer todo o processo de descarte e reciclagem.

O secretário de Educação Integral, Moisés Almeida, explica de que forma as unidades de ensino vão trabalhar com a iniciativa. “O Projeto Petrolina Sustentável está envolvendo estudantes e famílias, mobilizando a comunidade em prol da implantação de uma política de gerenciamento integrado, com a prática de educação ambiental. A ideia é fazer com que a coleta seletiva gere conscientização e a comunidade escolar seja multiplicadora das informações recebidas. O lixo reciclável recolhido será entregue para as cooperativas de material reciclado”, destacou Moisés.