Projeto de lei apresentado pelo deputado William Brígido (Republicanos) quer suspender porte de armas de fogo em Pernambuco durante período eleitoral

Um projeto de lei apresentado pelo deputado William Brígido (Republicanos) à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pede a suspensão do porte de armas de fogo no Estado no período entre a semana anterior e a semana posterior às eleições. O texto do projeto foi publicado no Diário Oficial do Poder Legislativo desta quarta-feira (24). Este ano, as eleições estão marcadas para 2 de outubro e, caso haja segundo turno, 30 de outubro.

Caso aprovado, o texto prevê que apenas quem exerce atividades relacionadas à segurança pública ou privada poderão portar armas no período eleitoral. A restrição, portanto, se aplicaria aos seguintes grupos:

– instrutor de tiro ou armeiro credenciado pela Polícia Federal;
– colecionadores ou caçadores com Certificado de Registro de Arma de Fogo expedido pelo Comando do Exército;
– detentores de mandado eletivo nos poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios;
– advogados;
– proprietários e empregados de estabelecimentos que comercializem armas de fogo ou de escolas de tiro;
– dirigentes de clubes de tiro;
– residentes em área rural;
– profissionais de imprensa que atuem na cobertura policial;
– conselheiros tutelares;
– profissionais de segurança inativos.

Trâmites
O texto do projeto, antes de virar lei, precisa passar por diversas votações na Alepe. Primeiro, será apresentado, debatido e votado em quatro comissões da Casa: Constituição, Legislação e Justiça; Administração Pública; Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular; e Segurança Pública e Defesa Social. Em seguida, com eventuais ajustes, o projeto segue para votação em plenário, onde pode ser aprovado ou rejeitado pelos pares. Caso passe, torna-se lei com a devida sanção e publicação no Diário Oficial.

Fonte: Folha/PE