Semana da Pessoa com Deficiência é marcada por atividades nas Escolas e CMEIs de Petrolina

Visando ampliar o debate e a reflexão da sociedade sobre os desafios da inclusão, acontece no período de 21 a 28 de agosto, em todo o país, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma data importante para todos aqueles que buscam dar visibilidade à causa. Em Petrolina, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, preparou uma programação especial nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que tem o objetivo de promover a conscientização da comunidade escolar, fomentando a inclusão e combate ao preconceito e a discriminação.

Com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, as atividades incluem dinâmicas, apresentações culturais, exposições, aula de Libras, teatro, palestras, cineminhas, panfletagem, espetáculo e oficinas de criação de bonecos, contação de histórias, brincadeiras, roda de conversa, arte em pintura no rosto, declamação e dramatização de poema, gincana, café inclusivo, campanha de higiene pessoal, relatos de sensibilização, piquenique literário, dança, show artístico, oficina de dobradura e pintura, entre outras.

Todas as unidades estão envolvidas com atividades diversificadas com a participação dos alunos, professores, famílias e comunidade escolar. A ideia é conscientizar as pessoas e enfatizar a necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na escola e na sociedade”, explicou a diretora do Centro de Educação Inclusiva de Petrolina (CEIP), Emiliana Freire.

As ações em busca da promoção de direitos e da autonomia desse público são executadas de modo contínuo nas unidades de ensino. Através de políticas públicas direcionadas, o município avança, garantindo direitos e se consolidando como uma cidade cada vez mais humana. A Rede Municipal de Ensino de Petrolina conta, atualmente, com mais de 1.400 alunos com deficiência. Em atenção a essa modalidade de ensino, são desenvolvidas trabalhos estratégicos, como formações continuadas de todos os profissionais da Educação Inclusiva; 12 atendimentos diários psicopedagógicos no CEIP; garantia de sala de aula bilíngue para alunos surdos; salas de Recursos Multifuncionais nas unidades escolares para os atendimentos no contraturno, entre outras ações que efetivamente resultam na inclusão com qualidade, objetivo permanente da gestão municipal.