Danilo assume compromisso com o movimento Bregafunk: “Vamos democratizar acesso a investimentos”

Como forma de prestigiar e valorizar essa manifestação cultural que nasceu na periferia do Recife e ganhou o mundo, o candidato a governador Danilo Cabral assumiu o compromisso de fortalecer, a partir de 2023, o movimento Bregafunk e Brega. Em encontro com representantes dessas expressões populares, nesta quarta-feira (28), o socialista garantiu que o seu governo vai democratizar o acesso a instrumentos de apoio e fomento para os segmentos e incluir artistas nos calendários festivos e culturais em programações apoiadas e/ou realizadas pelo poder público estadual todas as regiões. Além disso, o candidato de Lula adiantou que vai reforçar o orçamento para o setor cultural, estimulando a geração de emprego e renda para toda a cadeia produtiva.

“Vamos valorizar todas as manifestações que vêm da cultura popular e o movimento Bregafunk faz parte dessa nova cena da cultura popular por vir, justamente, da periferia para a cidade”, afirmou Danilo, durante encontro com os representantes. “É um movimento consolidado que vamos valorizar, incluir no calendário festivo do estado e dos municípios, promover atividades específicas e democratizar o acesso dos investimentos do estado para a cultura para prestigiar o movimento bregafunk”, completou o socialista.

Participaram do encontro MC Elvis, MC Bruninho, Eliab King (Brega Bregoso), Felipe Zila, Brunessa França (Banda Sedutora) e Ariel Pinheiro (Banda Bandida), dentre outros representantes dos movimentos. No ano passado, o Recife declarou o movimento brega patrimônio imaterial e cultural, passando a valorizar ainda mais suas expressões culturais em todas as dimensões.

Ferrenho admirador e defensor da cultura popular pernambucana, Danilo lembrou que essa cadeia produtiva foi bastante afetada pelos efeitos da pandemia da covid-19. O socialista reforçou que o segmento foi o primeiro a paralisar as atividades e praticamente foi o último a retornar às atividades, em função das restrições e protocolos impostos pelas circunstâncias sanitárias. O candidato de Lula destacou que o Governo de Pernambuco promoveu mais de R$ 30 milhões em investimentos na cultura e que esse valor vai aumentar em seu governo.

“Nós vamos incrementar essa economia criativa para gerar ainda mais empregos em todo o estado. Ela está presente não só na Região Metropolitana do Recife, mas também na Zona da Mata, Agreste e Sertão”, colocou o socialista.

Foto: Marcus Mendes