O município de Dormentes é o único do vale do São Franciso a atingir nota acima de 6,0 no IDEB 2021

Dormentes é novamente destaque na educação em Pernambuco. O município se manteve como a melhor educação do Vale do São Francisco de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2021, sendo o único da região a conquistar nota acima de 6,0.

Com 2.856 alunos estudando nas 15 escolas municipais, Dormentes conquistou nos   anos iniciais, que engloba estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, média de 6.2, ficando à frente da capital Recife (com média de 5,30) e de outras cidades pernambucanas. Já nos anos finais, do 6º ao 9º ano, o município alcançou nota  5,40, superando a média estadual que foi de 4,90.

O IDEB é resultado da análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). “Ficamos bem acima da meta projetada que era de 5,4 para os anos iniciais e 4,6 para os anos finais. Estamos muito felizes, já que mesmo dentro do contexto de pandemia e passando por todas as dificuldades de adaptação ao ensino remoto, conseguimos atender e estimular os nossos estudantes e com isso, manter os bons resultados,”, destacou a secretária de educação, Beniciana Santana.

Para a prefeita, Josimara Cavalcanti, o bom resultado é fruto de todo o empenho da comunidade escolar e dos constantes investimentos realizados pela gestão. “Sabemos que foi um período muito difícil para os nossos profissionais da educação e para os estudantes e suas famílias, mas com planejamento, criatividade, dedicação e muito trabalho conseguimos manter a qualidade do nosso ensino. A nossa gestão sabe que é através da educação que construímos um futuro melhor para todos, e esses resultados apresentados no IDEB mostram que estamos no caminho certo”, comemora a gestora.