Prefeitura de Juazeiro investe em equipamentos públicos para ampliar assistência aos alunos e colaboradores da educação municipal

Promover a renovação, atuar de forma favorável à inovação no município e oferecer um modelo de desenvolvimento baseado no conhecimento estão entre as ações realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Para isso, o município tem investido em equipamentos públicos que visam ampliar a assistência à comunidade escolar e reforçar a qualidade na produção de materiais educacionais, como o Espaço Humanizar, a Escola de Idiomas e um estúdio próprio para gravação de materiais de apoio.

Por meio de ações efetivas de cuidados com a saúde mental, o centro de atendimento psicossocial, Espaço Humanizar, promove a melhoria da qualidade de vida de estudantes e profissionais da educação municipal, através do acesso ao atendimento terapêutico, voltado para o acolhimento psicológico e a melhoria nos resultados de aprendizagem da rede de ensino. O espaço fica localizado na Rua da Grécia, nº 107, no bairro Coreia, e conta com serviços como triagem pedagógica, psicopedagógica, psicológica, terapêutica, serviço social, aulas de hidroterapia e massoterapia, em parceria intersetorial com a Secretaria de Saúde (Sesau).

Iniciativa pioneira no município, a Escola de Idiomas visa ampliar os conhecimentos de alunos matriculados entre o 4º e o 9º ano, e professores que atuam na rede sobre novas línguas, com o oferecimento dos cursos de Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além do aprendizado, a iniciativa também oportuniza a participação dos alunos em intercâmbios para outros países. Todos os participantes recebem material de suporte gratuitamente, com estrutura física localizada na Praça da Bandeira, nº 14, no Centro da cidade.

Tecnologia

Desde que as escolas precisaram se reinventar para atender ao novo modelo de educação não presencial, a tecnologia passou a ser uma aliada. Integrando as iniciativas inovadoras, para dar mais suporte às unidades de ensino, o estúdio próprio para gravação de materiais de apoio educacional, em funcionamento na Escola de Formação de Educadores Parlim (Efep), localizada no bairro São Geraldo, conta com recepção, sala de gravação e sala de edição, utilizando tecnologias educacionais, no uso pedagógico de ferramentas digitais, potencializando a aprendizagem de campos conceituais nas diferentes áreas de conhecimento.

“Estamos vivendo um momento de significativos avanços, contando com uma gestão que tem o compromisso com o desenvolvimento da cidade e das pessoas, atendendo as necessidades básicas da população através de iniciativas e projetos voltados para a garantia da entrega de serviços de qualidade. A Educação municipal recebeu importantes obras de infraestrutura e revitalização reconhecidas pela população, promovendo uma melhoria de impacto direto na qualidade do ensino-aprendizagem. Estamos protagonizando a construção de uma política pública municipal inovadora, percorrida coletivamente para consolidar Juazeiro no cenário das cidades destaque em desenvolvimento de excelência”, comentou o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ