Prefeitura de Petrolina se prepara para a reinauguração da praça 21 de Setembro

A gestão municipal iniciou, nesta semana, os últimos retoques para a reinauguração da Praça 21 de Setembro, em Petrolina. O espaço público, que é símbolo da cultura local foi requalificado e ganhou um novo paisagismo através de um contrato destinado para a reforma de 11 praças, na área urbana, orçado no valor de mais de R$ 4,6 milhões. Com a atenção que o equipamento merece, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) estão trabalhando para deixar tudo pronto até o momento da entrega, prevista para os próximos dias, dentro do calendário do mês de aniversário de 127 anos de Petrolina.

A revitalização da praça buscou preservar a originalidade do traçado arquitetônico, bem como materiais que sempre fizeram parte da história da Praça 21 de Setembro, a exemplo do piso de pedras portuguesas. Mas as equipes de arquitetura e engenharia não deixaram de inovar ao incluir no projeto trechos em pedra Cariri; implantação de bancos ao redor dos canteiros oferecendo, assim, mais conforto e possibilitando aos petrolinenses uma área maior para o descanso. Houve a restauração dos jardins; reativação de postes de iluminação com luminárias em LED e restauração do tradicional coreto, além de reforços na parte de acessibilidade.

“É mais um grande presente para os petrolinenses no mês de aniversário da cidade. Mais que a entrega de uma obra, estamos devolvendo à população o prazer de desfrutar dos encontros com familiares e amigos ao cair da tarde; das feirinhas de artesanato; dos bailes no coreto cantatas natalinas e, sem dúvida, a satisfação de ter, bem no coração de Petrolina, mais um equipamento público preservado pela gestão municipal. Isso para nós não tem preço”, ressalta o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado.