Prefeitura realiza reunião com órgãos para debater ações na prevenção de incêndios e queimadas

Devido às várias ocorrências de incêndios e queimadas na vegetação registradas em Petrolina, as equipes da Defesa Civil e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) se reuniram, nessa quinta-feira (22), com o Corpo de Bombeiro Militar e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PREVFOGO/IBAMA para alinharem as ações na prevenção de incêndios e queimadas, como também para avaliarem as punições aos responsáveis dos danos causados.

O diretor da AMMA, Geraldo Miranda, destaca que provocar incêndio ou queimada sem a devida autorização dos órgãos responsáveis pode ser caracterizado como crime ambiental, com pena de reclusão de dois a quatros anos e multa; e se for na modalidade culposa a detenção varia de seis meses a um ano, e multa.  “O que temos observado é que a maioria dos incêndios está sendo provocado (mesmo que por acidente) pela ação da população, a exemplo de quem joga lixo, com garrafas de vidros e latas de alumínio, em área de vegetação”, frisou Geraldo Miranda.

“A Defesa Civil já alertou aos petrolinenses que estamos no período onde a vegetação está seca e as condições climáticas com altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes, esse cenário oferece as condições ideais para a propagação do fogo. Os órgãos responsáveis têm feito a sua parte, no entanto, precisa de uma maior conscientização da população para evitar que uma simples queimada se transforme em um incêndio de grande proporção, causando diversos danos ambientais e materiais, além de riscos aos moradores”, alertou o coordenador da Defesa Civil, Marcondes Inácio.

Os trabalhos estão sendo realizados em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PREVFOGO/IBAMA. Em caso de emergência solicite o apoio da Defesa Civil no telefone 153 ou do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.