Saúde em Movimento: Programa da Prefeitura de Juazeiro já levou atendimento itinerante de saúde para mais de 15 localidades

Moradores de mais de 15 localidades na sede e do interior já receberam os atendimentos do maior programa itinerante de saúde que Juazeiro já teve. O ‘Saúde em Movimento’, da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), levou centenas de atendimentos para mais próximo das pessoas, suprindo a necessidade da população.

O programa foi implantado em novembro do ano passado, no primeiro ano de gestão da prefeita Suzana Ramos. “Sentimos que a população precisava dessa ampliação dos atendimentos de saúde, que é bem além do que já é oferecido na nossa rede básica e especializada. O Saúde em Movimento é um programa muito querido e amplo em relação aos tipos e número de serviços oferecidos. Realmente quem conhece este programa sabe que o município nunca teve algo assim, pode ter tido algo parecido, mas bem menor, sem dúvida”, destacou Suzana Ramos.

A cada edição do Saúde em Movimento, a equipe monta estratégias de acordo com a demanda da comunidade, levando para as pessoas uma equipe diferenciada e humana, como preconiza a atual gestão. “Buscamos saber o que mais aquela população necessita e focamos nisso. Se for um tipo de atendimento, a gente tenta levar, ou mesmo um exame que tem uma demanda maior. Isso para suprir a necessidade local”, explicou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

Edições do programa

O Saúde em Movimento já esteve nos residenciais como o Dr Humberto Pereira e Juazeiro, em bairros populosos como o João Paulo II, Dom José Rodrigues, Antônio Guilhermino, Tabuleiro e Palmares e em comunidades rurais como Alagadiço, lagoa do Boi, Rodeadouro e Maniçoba. O programa também já esteve na Orla e na região central, abarcando moradores de vários bairros do município no Mega Saúde em Movimento de aniversário da cidade.

Até o momento foram 16 localidades contempladas com o programa. O próximo será no distrito de Itamotinga e a equipe já está planejando as próximas edições. “No dia 27 de setembro levaremos o Saúde em Movimento para Itamotinga. Já está quase tudo pronto para mais uma edição deste programa que é sucesso por onde passa”, disse a coordenadora do Saúde em Movimento, Marília Andrada.

Ações de Saúde

Além do Saúde em Movimento realizado a cada 15 dias pelas mais diversas localidades do município, a Secretaria de Saúde de Juazeiro também organiza várias ações para a comunidade, onde são oferecidos serviços como atendimento com clínico geral, coleta de preventivo, vacinação Covid-19 e de rotina, testagem para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, aferição de pressão arterial e de glicemia e atualização e cadastro do cartão SUS. Já foram realizadas mais de 20 ações de saúde como esta somente este ano.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Fotos: João Pedro Soares