Teste da orelhinha previne problemas auditivos em recém-nascidos

Importante na detecção de problemas auditivos, o teste da orelhinha, em bebês de até 6 meses, tem como objetivo a prevenção e detecção precoce da deficiência auditiva. Trata-se de um exame rápido, indolor e sem contraindicação. Essa estratégia permite diagnóstico, manejo e reabilitação precoce, ideal antes dos seis meses de vida. Em Petrolina, o exame é oferecido no Centro Auditivo, localizado na Rua Tobias Barretos, Centro. Os pais ou responsáveis podem levar as crianças as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre no turno da tarde, com agendamento prévio através do telefone (87) 3866-1683.

De janeiro até agosto, 649 testes desse tipo foram realizados pelo município. De acordo com a coordenadora do Centro Auditivo, Luciana Queiroz, um especialista realiza os procedimentos e direciona os encaminhamentos que, caso seja necessário, são feitos na unidade. “O teste é realizado por um profissional do Centro Auditivo. Durante o exame são aferidas as ondas sonoras do bebê e é avaliado a perspectiva de audição. É um teste simples, muito rápido e que ajuda na detecção e prevenção de deficiência auditiva”, explicou Luciana.

Se não houver nenhuma resposta na captação é necessário realizar novos procedimentos. “Caso não haja resposta, novos exames são solicitados e, se necessário, encaminhado para a rede de saúde ou sócio assistencial municipal para que haja um atendimento especializado e direcionado”, completa Luciana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar