Pernambuco ganhará Complexo Administrativo do Ministério Público

O novo Complexo Administrativo Promotor de Justiça Roberto Lyra, futura sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), começou a ser erguido e será entregue em 2025. Nesta sexta-feira (07.10), o governador Paulo Câmara participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da edificação, que será construída em imóvel doado pelo Governo do Estado, no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife.
 
“Com esse novo espaço, o Ministério Público de Pernambuco vai proporcionar melhores condições de trabalho a todos que fazem a instituição, além de continuar sendo um aparelho importante para a Justiça. Vivemos em um Estado Democrático de Direito e sabemos dos desafios que ele enfrenta atualmente, por isso a consolidação de uma instituição como esta só o fortalece”, reforçou Paulo Câmara.
 
A construção do Complexo Administrativo do MPPE é fruto de um esforço conjunto. Além de participar com a doação do terreno, o Governo de Pernambuco ajudou na intermediação da operação de crédito para construção da sede. “Por determinação do governador Paulo Câmara, tivemos reuniões com a diretoria da Caixa Econômica Federal. A operação foi autorizada e, no próximo ano, o Ministério Público pode dar andamento para viabilizar esse sonho tão importante de estruturar a sede da instituição, melhorando a prestação de serviço para a sociedade”, destacou o secretário estadual da Fazenda, Décio Padilha.
 
De acordo com o procurador-geral de Justiça do MPPE, Paulo Augusto de Freitas, a obra é, acima de tudo, uma aspiração de todos os que fazem parte da instituição. “O dia de hoje é um marco histórico para o Ministério Público e para Pernambuco. Era um sonho de todos os membros e servidores ter um espaço que contemplasse toda a nossa estrutura administrativa e permitisse um acesso único à sociedade pernambucana”, ressaltou.
 
Considerada a maior obra já realizada pelo MPPE, a sede integra um complexo administrativo formado por dois blocos. O bloco A terá uma área de mais de 16 mil m² e será a edificação principal, composta por 15 pavimentos onde estarão distribuídos os ambientes necessários ao funcionamento da instituição e suas estruturas de apoio. Já o bloco B funcionará no galpão e no prédio já existentes no terreno da antiga CTU, que estão sendo totalmente reformados. Ele abrigará os setores de apoio técnico, arquitetura e engenharia, assessoria de imprensa, administração e sistemas de informação, entre outros.
 
Também participaram da solenidade a vice-governadora Luciana Santos, os secretários estaduais Ernani Medicis (Procuradoria Geral), Humberto Freire (Defesa Social) e Cloves Benevides (Justiça e Direitos Humanos); o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; o desembargador Frederico Neves, do Tribunal de Justiça de Pernambuco; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa; o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes; o superintendente regional da Polícia Federal em Pernambuco, Daniel Grangeiro de Souza; e o deputado federal Ossesio Silva.
 
Fotos: Aluisio Moreira/SEI