Prefeitura de Petrolina: o mês de outubro é dedicado a campanha ‘Outubro Rosa’

Com um mês dedicado ao autocuidado e também a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, o “Outubro Rosa” tem como principal objetivo lembrar, em especial,  ao público feminino da realização de exames que identificam o câncer mais comum no público feminino. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a perspectiva para este ano é de que 66.280 novos casos de câncer de mama no país sejam diagnosticados.

Os sintomas são variados e podem incluir nódulo palpável endurecido no seio, associado ou não a dor, nódulo palpável na axila (linfonodo), alterações na pele da mama (pele em “casca de laranja”) e saída de secreção no mamilo. A partir desses sinais, é importante que a mulher busque um especialista para rastreio dos sintomas. O cuidado e atenção com o próprio corpo, seguido da realização de exames de rotina, são importantes para prevenção de doenças, incluindo esse tipo de câncer.

Petrolina, a partir da implantação do mamógrafo municipal, ampliou a oferta dos exames de alta precisão e modernidade. “A mamografia é responsável por diagnóstico de qualquer anormalidade que esteja presente nas mamas. Para ter acesso ao exame é preciso que o médico da atenção básica faça a solicitação, uma vez que, a Unidade Básica de Saúde é responsável pelo acompanhamento dos moradores de cada localidade. A partir disso, a marcação será realizada via regulação e a realização do exame acontece no Centro de Referência da Mulher” , explicou a diretora da atenção básica, Lorena Andrade .

A diretora também reforça que os exames são recomendados para mulheres a partir de 45 anos, e em caso de histórico familiar em parentes de primeiro grau, como mãe e irmãs, a orientação é de que sejam feitos a partir dos 35 anos. Vale ressaltar que a partir de qualquer sintoma, as pacientes devem procurar um médico na UBS mais próxima.