Mais de 4,7 mil inscritos realizam provas do Enem em Caxias neste domingo

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam neste domingo (13). São esperados 3,3 milhões de candidatos em todo o país, sendo 146,7 mil no Rio Grande do Sul. Em Caxias do Sul estão inscritos 4.776, sendo que 400 candidatos optaram pela versão digital da prova. Eles também têm que comparecer presencialmente no local de prova no horário previsto. Para consultar ou confirmar o local de prova, é preciso acessar o cartão de confirmação do exame, disponível na página do participante na internet.

Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, e a aplicação deve começar, pontualmente, às 13h30min. A aplicação deste ano manterá as medidas de proteção contra a covid-19, como o distanciamento entre os candidatos nas salas de prova. O uso de máscara é facultativo em cidades e Estados onde o item deixou de ser obrigatório.

No primeiro dia de exame, os candidatos terão de escrever a redação, além de responder 45 questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação e outras 45 de história, geografia, filosofia e sociologia. A prova termina às 19h. No domingo seguinte (20), os candidatos responderão 45 questões de química, física e biologia e mais 45 de matemática. O tempo mínimo de permanência na sala é 2 horas. O participante que sair antes disso será eliminado.

O caderno de questões só poderá ser levado pelos candidatos que deixarem as salas faltando a partir de 30 minutos para o término da prova. Para consultar ou confirmar o local de prova, é preciso acessar o cartão de confirmação do exame, disponível na página do participante na internet.

É permitido que o candidato leve bebidas (sem álcool) e lanches para a prova. Itens eletrônicos como celular, smartphone, fone de ouvido, tablet e relógio inteligente não são permitidos e devem ficar dentro do porta-objetos entregue a cada participante. É preciso levar caneta esferográfica de material transparente. Recomenda-se que o candidato imprima o cartão de confirmação no exame, mas não é obrigatório.

O exame seleciona estudantes para vagas públicas no Ensino Superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e também serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Enem digital

A versão digital da prova tem o mesmo procedimento da avaliação impressa. Os candidatos precisam levar caneta esferográfica de material transparente porque a prova de redação será escrita. Essa modalidade  é exclusiva para alunos que irão concluir o Ensino Médio em 2022 ou que já concluíram, não podendo ser realizada por treineiros. Recomenda-se ainda que o candidato imprima o cartão de confirmação no exame, mas não é obrigatório.

Cuidados

Os candidatos que estiverem com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao local de prova. Esses estudantes poderão solicitar a reaplicação das provas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. A solicitação deverá ser feita na Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, conforme o edital do exame. Cada pedido será analisado individualmente.

De acordo com  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a análise a pessoa deverá inserir obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Além da covid-19 serão aceitas justificativas de candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola e  varicela.