Prefeitos do São Francisco se unem em defesa de uma solução para moradores da reserva Tatu-Bola

Nesta terça-feira (29), os prefeitos Simão Durando (Petrolina), Vilmar Capellaro (Lagoa Grande) e George Duarte (Santa Maria da Boa Vista) reuniram-se para discutir sobre a Reserva de Vida Silvestre (RVS) Tatu-Bola, localizada em uma área 110 mil hectares que abrange os três municípios. Implantada em 2015, a área foi criada para preservar espécies endêmicas da região, mas a medida criou também um grande impasse com moradores e trabalhadores rurais da localidade, que passaram ter vários direitos restringidos e pedem agora uma mudança do território para Área de Proteção Ambiental (APA).

A reunião foi um primeiro passo para formalizar um grupo de trabalho para analisar e propor a alteração ou suspensão do decreto atual do Estado. Os prefeitos defendem que o clamor das centenas de famílias da localidade seja atendido. Para isso, os gestores querem oficializar um documento pedindo a transformação da reserva em área de proteção, possibilitando que as famílias possam produzir, tendo a segurança de suas terras e acesso a direitos e incentivos permitidos a outros produtores.

Ficou definido, após a reunião, agendar uma audiência de representantes dos três municípios com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). Também será encaminhado o pedido de prioridade para avaliação do tema para a equipe de transição da nova governador Raquel Lyra.