Prefeitura de Petrolina disponibiliza tratamento e diagnóstico para tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora existam também as formas extrapulmonares (atingem outros órgãos do corpo). A transmissão ocorre por via aérea, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir. A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, tem reforçado as ações de prevenção da doença a partir da busca ativa, consultas e acompanhamento da população feito nas Unidades Básicas de Saúde de Petrolina.

As pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos. O principal sintoma da tuberculose é a tosse, mas existem outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço. Em casos de suspeita, é importante que o paciente procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e relate ao profissional os sinais e sintomas. Após avaliação e constatação da doença, todo o tratamento é assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, tosse por um período de três semanas pode ser um caso suspeito da doença. “A tosse, com duração de três ou mais semanas, é um dos sintomas principais, acompanhada ou não de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. O tempo da tosse pode variar em grupos com maior vulnerabilidade para a infecção, tais como: pessoas privadas de liberdade, pessoas convivendo com o HIV, profissionais de saúde, indígenas e pessoas em situação de rua”, explicou.

A secretária executiva ainda completa indicando quais cuidados devem ser seguidos. “Em casos mais avançados podem aparecer escarro com sangue. Na permanência desses sintomas, é importante a pessoa procurar a UBS mais próxima para passar por uma avaliação. O tratamento da doença também está disponível na rede municipal e deve ser realizado sem interrupção. Com o tratamento, a chance de cura é garantida”, reforça Marlene Leandro.