SENAI-PE oferece 2,5 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional

O SENAI Pernambuco está com inscrições abertas para 2,5 mil bolsas de estudos gratuitas. Desta vez, a oportunidade é para 18 cursos de qualificação profissional, todos na modalidade à distância. Podem se candidatar às bolsas pessoas de baixa renda que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. As inscrições seguem até 2 de novembro e devem ser feitas pelos links disponíveis no site pe.senai.br, no qual também consta o edital completo do processo seletivo. A seleção dos candidatos será feita pela ordem de inscrição, observados o número de vagas e o correto preenchimento das informações solicitadas.

Na hora de inscrição, os candidatos deverão anexar cópias dos seguintes documentos: declaração de matrícula, histórico escolar ou certificado de conclusão do Ensino Médio; documento de identificação pessoal (RG, CNH, CTPS ou Passaporte); CPF; e comprovante de residência, além de autodeclaração da condição de baixa renda. Vale ressaltar que só será considerada uma inscrição por pessoa, devido às regras da política de gratuidade da instituição. O resultado será divulgado já no dia 3 de novembro. Os aprovados receberão um e-mail com orientações para o acesso à sala de aula virtual.

Os cursos de qualificação são formações de curta duração que preparam o profissional para exercer uma função específica já existente no mercado de trabalho. De acordo com a diretora de Educação do SENAI-PE, Carla Abigail, eles funcionam como um primeiro passo para quem quer aprender uma profissão. “Com o certificado em mãos, é possível se inserir em determinada área do mercado de forma rápida e assertiva e, depois, aprofundar seus conhecimentos em outros cursos”, explica. A previsão é que as aulas tenham início já em novembro.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

CURSOS

Ajudante de Eletricista (100 vagas)

Almoxarife (100 vagas)

Assistente administrativo (200 vagas)

Assistente Ambiental (100 vagas)

Assistente de contabilidade (100 vagas)

Assistente de controle de qualidade (100 vagas)

Assistente de recursos humanos (200 vagas)

Auxiliar de Laboratório de Análises Físico-Químicas (200 vagas)

Auxiliar de laboratório de microbiologia (100 vagas)

Controlador e programador de produção (100 vagas)

Desenhista mecânico (100 vagas)

Inspetor de qualidade (100 vagas)

Instalador e reparador de redes de computadores (100 vagas)

Operador de Estação de Tratamento de Águas e Efluentes (200 vagas)

Operador de Redes (100 vagas)

Operador de Sistemas de Computador (100 vagas)

Programador back-end (300 vagas)

Programador front-end (200 vagas)