Dezembro Vermelho: Prefeitura de Petrolina reforça conscientização e combate ao HIV/Aids

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado nesta quinta-feira (1), quando também é iniciada a campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivo reforçar as ações de conscientização e enfrentamento no combate ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente trasmissíveis (ISTs).  A Prefeitura de Petrolina ressalta a importância da campanha e intensifica o trabalho que é desenvolvido no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/SAE, que fica ao lado da Secretaria de Saúde.

O CTA oferece testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; acolhimento pré e pós testagem; distribuição de preservativos masculinos, femininos e lubrificantes. Também são oferecidas palestras educativas, através do trabalho dos profissionais de saúde da rede municipal.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, explica que essas ações já são realizadas durante todo o ano. “Embora essas atividades sejam trabalhadas na rotina da Secretaria de Saúde, a campanha busca enfatizar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce para evitar complicações advindas da infecção”, destaca. 

Programação

02/12 – Testagem na Univasf – 7h30 às 12h

09/12 – Roda de Conversa no Espaço Fluxo – 19h30

13/12 – Palestra no CIPA/HU – 10h.