Jornada Ampliada: Em 2023, Petrolina terá mais quatro Escolas de Tempo Integral

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, vem ampliando os investimentos na Política Municipal de Educação Integral (PMEI), visando contribuir com a aprendizagem dos alunos, além de ofertar um ensino de qualidade com atividades que auxiliarão na formação da cidadania dos jovens atendidos. Prova disso é que em 2023 Petrolina terá mais quatro Escolas de Tempo Integral, consolidando o modelo que hoje é referência para o Estado e para o Brasil.

Dividida em dois turnos, as unidades de ensino que no próximo ano terão o tempo de permanência dos alunos ampliada, serão as Escolas Rubem Amorim, no bairro São José; Daniel Berg, no Assentamento Água Viva; Camila Branco, na Vila Aparecida; e Terra da Liberdade, no Assentamento Terra da Liberdade. A medida trará grande benefício para 2.790 estudantes. O secretário Executivo da PMEI, Moisés Almeida, destaca as vantagens que esse modelo de escola traz para a comunidade estudantil.

É a realização de um sonho, a implantação de mais quatro Escolas de Tempo Integral, sendo 3 no interior de Petrolina. O prefeito Simão Durando está investindo no futuro da nossa gente e trazendo para a zona rural, ainda mais dignidade. Com esse número, teremos um percentual de 44% de Escolas de Tempo Integral ofertadas no interior. Além da melhoria do aprendizado tradicional, no ensino da língua portuguesa, matemática e outros componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); essa modalidade de ensino auxilia no desenvolvimento de um conjunto de habilidades socioemocionais, culturais e esportivas do estudante. Essa é uma conquista histórica para Petrolina e devemos nos orgulhar bastante disso”, enfatiza Moisés.

Atualmente, Petrolina conta com sete escolas com essa modalidade e 2.085 alunos matriculados: Monsenhor Bernardino, Juarez Canejo, São Domingos Sávio, Anézio Leão, Paul Harrys, Miguel Arraes e José Fernandes Coelho. Considerada uma das prioridades pela administração municipal, as instituições contam com uma estrutura especial que proporciona aos discentes, oportunidades para aprender e desenvolver práticas, que no futuro contribuirão bastante no planejamento e execução do seu projeto de vida.

Texto: Elaine Barbosa

Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes