Paulo Câmara participa do lançamento da nova Carteira de Identidade Nacional e de novos equipamentos tecnológicos da Polícia Civil

As apresentações, realizadas no Instituto de Identificação Tavares Buril, reforçam avanços para a área de segurança pública do Estado.

O governador Paulo Câmara participou, nesta quarta-feira (28.12), do lançamento da nova Carteira de Identidade Nacional e do Sistema Multiespectral de Impressões Digitais, equipamento tecnológico 4K e Contactless, que irá detectar impressões digitais sem utilização de insumos químicos e sem contato com a superfície periciada. As apresentações foram feitas na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), no Recife.
 
Com investimentos de mais de R$ 570 mil, os novos equipamentos tecnológicos vão contribuir com o aumento substancial de superfícies examinadas, bem como na rapidez da identificação de vestígios papiloscópicos em locais de crime. “O Instituto está dando um novo passo com os equipamentos que vão ajudar no trabalho da Polícia Civil e no serviço oferecido ao cidadão pernambucano. É mais um dia importante em que mostramos os avanços na segurança pública”, ressaltou Paulo Câmara. 
 
Durante a solenidade, também foi lançada a nova identidade que unifica nacionalmente o número do CPF com o registro geral de identificação. O documento vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado. A Carteira de Identidade Nacional (CIN), nesse primeiro momento, somente será emitida para cidadãos que necessitem da primeira via e para os maiores de 65 anos. Em relação aos demais cidadãos, será publicado um cronograma de atendimento a partir de março de 2023, prazo conferido pelo Governo Federal.
 
CARTILHA – Para apresentar o trabalho do Instituto de Identificação Tavares Buril, foi lançada ainda a Cartilha Cidadã com o personagem “IITBezinho”. A iniciativa tem o objetivo divulgar, de forma simples e direta à toda população, os serviços públicos disponibilizados no âmbito civil e social, bem como, demonstrando as atividades policiais específicas do Instituto, por meio de uma linguagem acessível e identidade visual que aproxima o cidadão e a instituição.
 
Estiveram presentes durante o evento os secretários estaduais Humberto Freire (Defesa Social), Ana Elisa Sobreira (Mulher) e Marcelo Canuto (chefe do gabinete do governador), o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Roberto Santana; o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão; o gerente geral de Polícia Científica, Fernando Benevides; o sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Clóvis Ramalho; o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti; o gestor do IITB, Paulo Jean; o deputado estadual Antonio Fernando; além do deputado federal eleito, Pedro Campos; e do estadual eleito, Sileno Guedes.
 
Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar