Petrolina recebe prêmio nacional de inovação e tecnologia

A capital do Sertão sai na frente e se destaca mais uma vez nacionalmente. A cidade foi a única do Nordeste e a 5ª no Brasil, na categoria de 100 a 500 mil habitantes, a receber o prêmio ‘Anciti Awards 2022’. A iniciativa reconheceu os municípios que possuem o melhor desempenho na gestão da área de Tecnologia da Informação.

A premiação é concedida pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) e ocorreu na última semana, durante o Smart Gov Brasil, em São Paulo (SP). O evento teve a participação de representantes de mais de 100 municípios que disputaram o prêmio com seus diferenciais inovadores e tecnológicos.

Para conquistar o reconhecimento nacional, Petrolina tem desenvolvido várias ações de caráter inovador e com uso de tecnologias pioneiras na gestão pública, como os semáforos inteligentes, iluminação pública inteligente, câmeras de alta definição e softwares de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas de veículos. Outra medida adotada foi a criação de um Centro de Comando e Controle de Operações (CCO) para gestão de todas as tecnologias.

De acordo com o prefeito, esse prêmio vem reafirmar que Petrolina é uma grande vitrine de demonstração e avaliação de soluções tecnológicas para “cidades inteligentes” no país. Além disso, mostra o foco da gestão municipal na melhoria da qualidade da prestação do serviço ao cidadão.

“Hoje contamos com diversas tecnologias voltadas à mobilidade urbana. A importância disso é, sobretudo, a melhoria de vida dos cidadãos. Essas tecnologias reduzem custos, operação e manutenção, além de facilitar o atendimento às demandas sociais e econômicas”, pontuou o prefeito Simão, que foi representado no evento em São Paulo pelo secretário de Inovação, Cleriston Ramos.