Plano de macrodrenagem avança e prefeito Simão Durando assegura que estrutura de combate a alagamentos será prioridade

Em fase de conclusão, o Plano Diretor de Macrodrenagem de Petrolina foi apresentado nesta terça (13) ao prefeito, Simão Durando e a diversos secretários e colaboradores da prefeitura. O objetivo da proposta é primeiro diagnosticar toda a infraestrutura de escoamento de águas das chuvas da cidade para, em seguida, definir soluções de engenharia, ambientais e de prevenção para garantir minimizar os transtornos das chuvas na cidade sertaneja.

O plano consiste em 12 fases. A prefeitura já fez o levantamento de informações básicas; análise e diagnóstico dos pontos críticos e recomendações e intervenções imediatas. Também estão previstos plano de ações, elaboração de anteprojetos e projetos executivos para canais e galerias de escoamento das águas.

De acordo com a empresa responsável pela construção do estudo, apenas cerca de 8% da cidade tem sistema de microdrenagem para as chuvas. Este déficit histórico causou o surgimento de 84 pontos críticos que impactam em 368 ruas. Além disso, foi identificado que os alagamentos constantes em épocas de chuvas vão além da ausência de sistema efetivo de drenagem. Algumas regiões da cidade foram ocupadas de forma irregular com habitações sem autorização ou construções indevidas, dificultando ainda mais o escoamento natural das águas.

“Estamos olhando para o futuro, mas é importante dizer que esta é a primeira vez que este desafio será enfrentado de verdade, com projetos e estudos técnicos. Estamos avançando muito e de forma rápida. Vamos criar soluções para o convívio com as chuvas, mas é fundamental também que a sociedade se envolva nesta discussão porque muitos dos problemas estão relacionados a aspectos que vão além da engenharia, como as ocupações indevidas e a educação ambiental”, explica o prefeito Simão.

O gestor ainda pediu à equipe de secretariado prioridade nas ações de forma articulada com o plano. “Na última semana estive em Brasília já em busca de recursos para a execução dos projetos e toda equipe da gestão municipal está envolvida e não vai medir esforços para mudar esta realidade de Petrolina”, concluiu o prefeito.

Participaram do encontro os representantes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA); Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBHS ); Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC); Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA); Agência Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP); Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH); Secretaria de Governo (SEGOV); Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR); Procuradoria Geral do Município (PROGEM) e Secretaria de Inovação e Tecnologia e Coordenadoria de Comunicação (CCOM).