Prefeito Simão assina acordo histórico de cooperação com a China, segunda maior potência econômica do mundo

Um momento histórico para as relações comerciais, institucionais e políticas de Petrolina. Na manhã desta quinta-feira (15), o município sertanejo celebrou um acordo de cooperação e intercâmbio com a cidade chinesa de Neijiang. O documento foi assinado pelo prefeito Simão Durando e o representante do governo de Neijiang, Chen Jianjun. A cerimônia simbólica aconteceu de forma on-line e contou com autoridades da embaixada brasileira, Governo de Pernambuco e do consulado chinês.

Petrolina é a segunda cidade pernambucana a celebrar um acordo dessa natureza com o governo chinês. Neijiang é uma cidade no sudeste da província de Sichuan, República Popular da China, com mais de 3 milhões de habitantes. Agora, em um acordo inédito, Petrolina se torna cidade irmã de Neijiang. A ação também integra a celebração dos 30 anos de relação de irmandade entre Sichuan e Pernambuco.

O prefeito Simão Durando comemorou a união que possibilitará diversas parcerias nas áreas da agricultura; ciência e tecnologia; economia; comércio; educação; esportes e logística, visando a continuidade do desenvolvimento das duas cidades. Em seu discurso o gestor também ressaltou as potencialidades de Petrolina, principalmente na exportação de frutas.

“A China é a segunda maior potência econômica do mundo e para nós, é muito importante essa conexão internacional. Petrolina é a maior exportadora de uva e manga do Brasil e a criação do intercâmbio para troca de experiências e novas exportações com a cidade de Neijiang, sem dúvidas nos trará bons resultados. É um momento histórico para a nossa cidade que é destaque nacional e internacional. Estou muito animado com essa nova relação, não apenas comercial, mas também da troca de conhecimento. Estamos apresentando nossa cidade para o mundo, as nossas belezas, os nossos potenciais”, destacou.