Produtores de frutas já se preparam para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2023)

Produtores de frutas do Vale do São Francisco, escolheram, na tarde desta quarta-feira (30), em Petrolina – PE, os 23 nomes que irão fazer parte da comissão de negociação para a Convenção Coletiva de Trabalho da Fruticultura Irrigada (CCT 2023).

Durante a assembleia geral extraordinária, foi apresentado ainda o cronograma de atividades que vai mobilizar a comissão até os próximos meses de janeiro e fevereiro do ano que vem, quando deverão estar definidas a forma de negociação e a pauta de reivindicações da classe patronal para a CCT 2023, que inclui também produtores e empresas agrícolas de municípios a exemplo de Sento-Sé, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho e Abaré, na Bahia e Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Belém do São Francisco, Cabrobó e Orocó, em Pernambuco. A expectativa é que esta convenção coletiva represente as demandas de cerca de 3.500 pequenos, médios e grandes produtores agrícolas e 130 mil trabalhadores rurais da região.

De acordo com o advogado do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Fábio Schnorr, essa primeira reunião estabeleceu também os procedimentos das negociações e alguns encaminhamentos para os trabalhos que serão realizados no início do ano que vem. “Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos anos, os produtores rurais sempre tem contribuído para negociações coletivas com resultados satisfatórios para ambas as partes. Agora, em 2023, não será diferente”, garantiu.

Fábio Schnorr, concluiu a assembleia geral extraordinária, lembrando ainda os problemas enfrentados pelo agronegócio em 2022. “Os produtores rurais vão participar desta CCT 2023, com o peso dos altos preços dos insumos, implementos agrícolas, transporte marítimo, combustíveis, reflexos da covid-19 e enormes prejuízos nos pomares, principalmente de uvas, com chuvas intensas. Temos previsão de mais chuvas até o final do ano de 2022 e para os três primeiros meses de 2023”, ressaltou.