Estreando iniciativa do governo federal, Juazeiro sai na frente e é primeira cidade brasileira a receber projeto pioneiro da gigante Huawei

Com o objetivo de trazer ainda mais avanços e garantir acessibilidade ao conhecimento e aprendizagem dos estudantes e professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), por meio do governo federal, em parceria com a empresa Huawei (gigante chinesa das telecomunicações), acaba de implantar a versão mais recente da tecnologia de rede sem fio, Wi-Fi 6, que irá contemplar 700 alunos do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, localizado no bairro Malhada da Areia, sendo a primeira unidade de ensino do município a receber o projeto-piloto que, fomenta o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

Além disso, foram entregues para a gestão da escola, 30 tablets para uso exclusivo dos alunos, e uma TV 65 polegadas smart classe, todos equipamentos de última geração fornecidos pela Huawei, para o melhor aproveitamento dos benefícios oferecidos pela tecnologia Wi-Fi 6, que funciona de forma ainda mais efetiva em dispositivos que já possuem componentes para o uso da mesma.

De acordo com o secretário de Educação, Wank Medrado, a Educação de Juazeiro acaba de ganhar um investimento em inovação e ineditismo no acesso à internet. “Com a promessa de um novo tempo de trabalho que vem se cumprindo, Juazeiro volta a protagonizar através da Educação, e dessa vez, recebe mais um projeto pioneiro e inovador que reúne um conjunto de benefícios capazes de incentivar o desenvolvimento da Educação, que tem investido em parcerias como Huawei, na busca de tornar o ensino municipal cada vez mais democrático, assertivo, e com acesso às tecnologias digitais de excelência enquanto ferramenta de uso inteiramente pedagógico”, comentou o secretário.

Implantação

Ricardo Potomatti, executor da implantação do projeto pela empresa Infinite IT Consulting, em parceria com a Connectoway, fornecedora dos equipamentos, comentou sobre a implantação do projeto em Juazeiro. “O sistema de Wi-Fi 6 corresponde a uma tecnologia super moderna, acessível em pouquíssimas localidades do Brasil, incluindo instituições privadas, então, eu fico muito lisonjeado em poder implantar esse projeto em Juazeiro, pois tenho convicção que trará benefícios muito significativos para a educação municipal, abrangendo as possibilidades de aprendizado através da oferta de um recurso, e um serviço de altíssima qualidade. E a expectativa é expandir a iniciativa para outras unidades de ensino, conforme já está sendo planejado”, disse Ricardo.

Segundo Jorge Sampaio, diretor disciplinar do Caic, a implantação da iniciativa deve contribuir ainda mais para a rotina escolar. “O Wi-Fi 6, somado à conquista do recebimento dos tablets e TV, amplia nossas estratégias e ações pedagógicas e contribui para dinâmica e rotina da escola, que passa a contar com maior velocidade, capacidade e eficiência de rede, favorecendo o aprendizado dos estudantes e o trabalho dos professores e equipe gestora. Estamos muito felizes e honrados por termos sido a primeira escola do Brasil a receber a iniciativa”, afirmou Jorge.

Protagonismo tecnológico

Francisco Hernandes, articulador de Programas Tecnológicos Educacionais da Seduc, falou sobre protagonismo tecnológico na educação municipal. “A contemplação do projeto Huawei no município chega para somar as diversas conquistas já alcançadas e reafirmar nosso compromisso com as conquistas que estão por vir. A tecnologia se tornou a maior aliada da Educação de Juazeiro durante a atual gestão, que beneficiou 58 escolas do município levando internet de alta velocidade através do programa ‘Educação Conectada’, também implantada em duas praças centrais da cidade por meio do projeto ‘Praças Digitais’, além do projeto-piloto Minecraft Educacional, que promove engajamento em sala de aula através da metodologia da gamificação; a oferta de notebooks em salas de aula e, em destaque, a entrega dos chips do Programa Internet Brasil, que tornou Juazeiro a cidade referência nacional no projeto do Ministério da Educação”, concluiu.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar