Matrículas online fortalecem a gestão escolar e garantem agilidade para pais e alunos em Petrolina, Sertão PE 

Em funcionamento desde 2020, o portal de matrículas online www.educacao.petrolina.pe.gov.br, implementado pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, para atender toda a rede de ensino, consolidou-se desde então como uma ferramenta moderna, que otimiza o trabalho da gestão, além de facilitar e garantir comodidade à comunidade escolar durante esse período. Através desse serviço, as filas que se formavam na porta de unidades ficaram no passado e hoje são apenas lembranças para pais de alunos que, se desdobravam para conseguir uma vaga para os filhos. 

Com a informatização da matrícula, quem for a uma das Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil e Nova Semente nesta época do ano se depara com um ambiente bastante tranquilo. Atualmente, ninguém mais precisa passar por transtornos, pois, de casa ou de qualquer outro lugar, é possível consultar a disponibilidade de vaga em todas as unidades de ensino da rede. Tudo feito pela internet, com exceção da entrega da documentação exigida, que precisa ser levada até a instituição onde o aluno for matriculado, no período de 19 a 25 de janeiro.  

Para fortalecer ainda mais esse processo, este ano a Secretaria deu uma nova roupagem ao site, através da implantação de um cadastro com ordem de prioridades e avaliação das necessidades de vagas. O novo portal prioriza a alocação dos estudantes não mais pela ordem de inscrição, mas sim por critérios, como a sua localização, a participação em programas sociais; se o aluno tem alguma deficiência ou se possui irmãos naquela unidade. Na Educação Infantil, por exemplo, onde o atendimento não é obrigatório pelo município, pela primeira vez as solicitações estão sendo realizadas de forma online, e ajudarão a gestão a priorizar a abertura de vagas futuras em locais de maior demanda.  

“Há 3 anos estamos ofertando às mães, pais e responsáveis o sistema de Matrícula Online. O cadastro do aluno é realizado em questão de minutos. Só há a necessidade de ir à escola para levar a documentação. E isso eles podem fazer em qualquer hora do dia, na data prevista do calendário escolar e dentro do horário de funcionamento da unidade”, afirma o assessor Técnico de Gestão, Inovação e Tecnologia da Seduce, João Paulo Campos.  

A mãe de Ana Luiza, Carolaine Gomes, fez a matrícula online da filha em poucos minutos. Ela destacou como o processo foi rápido e fácil. “Não tive nenhuma dificuldade, o site é bastante intuitivo e prático. Isso otimizou bastante o meu tempo. Minha expectativa agora é para início das aulas e de ver minha filha na Escola Municipal João Nunes, unidade que tive ótimas referências por ofertar um ensino de qualidade.  

Atendimento 

Ainda que haja um sistema prático, a Secretaria de Educação disponibiliza uma central de atendimento para sanar dúvidas que possam ocorrer durante a solicitação da vaga. O número de telefone que está disponível à comunidade é o (87) 9 8145-2313 (WhatsApp). 

Texto: Elaine Barbosa