Prefeitura de Juazeiro moderniza UPA com instalação de tomógrafo e raio-x digital e inova como primeiro serviço radiológico municipal

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), tem investido cada vez mais na saúde do município. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município já está com o aparelho de tomografia instalado. A unidade também recebeu um novo equipamento de raio-x, digital e mais moderno, o que proporciona um ganho no diagnóstico de pacientes que precisam do atendimento na unidade.

A instalação desses equipamentos é uma revolução no serviço de saúde do município, visto que geralmente não se tem um equipamento de grande porte como um tomógrafo em uma UPA, mas a atual gestão compreende a importância de se ter um aparelho que dá mais celeridade aos diagnósticos. “Uma UPA ter uma tomografia não é muito comum. Com a tomografia, a gente vai poder diagnosticar vários tipos de doenças, principalmente os AVC’s hemorrágicos e isquêmicos, e isso faz com que a população tenha um diagnóstico muito mais rápido, além de outras patologias que vão ser diagnosticadas com a tomografia com muita precisão”, destacou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Segundo a diretora geral da UPA, Andreza Monteiro, como o tomógrafo não é um aparelho comum em uma UPA, para ter o diagnóstico de algum paciente, era preciso levá-lo para outra unidade para a realização do exame e isso não é um processo tão rápido. “Pacientes que precisavam desse exame tinham que ser transferidos para outra instituição. Com o aparelho aqui na UPA, a gente vai conseguir fazer o diagnóstico mais precoce e dar uma assistência melhor ao paciente”, disse Andreza.

Os aparelhos de última geração já estão instalados, faltando apenas detalhes para a entrega à população. “Em breve vamos entregar estes equipamentos. Estamos esperando apenas o programa da máquina. O mais difícil já foi feito, que é a instalação e a máquina em si. Estamos finalizando a licitação do programa para colocar em funcionamento para as pessoas”, disse Fernando Costa.

Com a implantação do primeiro tomógrafo na rede municipal, a gestão da prefeita Suzana Ramos revoluciona e sai do período arcaico para uma era mais moderna na saúde de Juazeiro. “Estamos fazendo uma evolução nos serviços de saúde do município. Entregamos uma Policlínica Municipal totalmente reformada e com novos serviços e equipamentos, várias unidades Básicas de Saúde já reformadas, a UPA já dispõe da usina de oxigênio, entre vários outros ganhos para Juazeiro. E vem muito mais para melhorar o atendimento às pessoas”, ressaltou a prefeita Suzana Ramos.

Readequação da UPA

Além do tomógrafo e do raio-x digital, a UPA já possui em funcionamento a usina de oxigênio e vem recebendo vários outros equipamentos como oxigênio, ventiladores, desfibriladores, eletrocardiograma e bomba de infusão. “Tudo que a UPA precisa para ter um bom trabalho, para prestar um serviço de excelência para a população de Juazeiro”, concluiu o secretário Fernando Costa.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau-

Fernanda Barros- Secretária de Comunicação PMJ