Prefeitura de Petrolina promove Curso de Qualificação Profissional e atualização para os Guardas Civis Municipais 

Organizado pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, o Centro de Ensino da Guarda Civil Municipal realiza treinamento e capacitação profissional para utilização de armas de fogo, a exemplo de pistolas-automática, espingardas e submetralhadora, para o efetivo da corporação. Esse trabalho de instrução continuada faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura de Petrolina e o Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, para prover à Guarda Civil Municipal a legalidade no uso de arma de fogo.

O objetivo principal é repassar conhecimento e técnicas, além de familiarizar e padronizar os procedimentos adequados para o manejo das armas. “Essa instrução aprimora o trabalho realizado pela Guarda e auxilia na preservação da vida, ao mesmo tempo em que pode proteger a integridade física dos guardas e da população petrolinense. O prefeito Simão Durando tem se empenhado para tornar a GCM de Petrolina umas das melhores de Pernambuco”, pontuou o secretário executivo de Segurança Pública, Marcondes Inácio.  

O curso conta com uma carga horária de 27h e tem instrução prática e teórica, abordando desde a legislação vigente quanto ao porte e posse de armas de fogo, como também explanando sobre a evolução histórica dos armamentos, diferenciando seus tipos, classificações e características; e, por fim, mostrando as regras de segurança para o manejo, transporte e guarda.  

Investimentos  

O investimento na segurança pública do município tem sido uma das prioridades nos últimos anos. Até agora, foram investidos mais de R$ 7,5 milhões em melhorias na corporação, os recursos foram utilizados na aquisição de novos equipamentos, concurso público, uniformes, viaturas, auxílio fardamento, criação das patrulhas da Mulher, Ambiental e Escolar, entre outros. 

Texto: Luzete Nobre  – Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade