Carnaval de Juazeiro inicia com superestrutura de segurança e balanço positivo confirma tranquilidade da festa 

Em reunião de avaliação realizada neste sábado (4), no Grande Hotel, o Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N) apresentou o balanço da primeira noite no Carnaval de Juazeiro – Carnaval de Todos, uma das festas mais tradicionais do interior da Bahia, que começou nesta sexta-feira (3). A apresentação teve o objetivo de apresentar os pontos positivos e os pontos a serem melhorados para as próximas noites.  

Com estimativa de 30 mil pessoas nas ruas, o primeiro dia de festa foi encerrado, sem a ocorrência de crime grave contra a vida, sendo registradas ocorrências por furtos, posse de drogas, arma branca, um caso de desacato e um drone apreendido por não possuir documentação e autorização, para ser usado nesse tipo de evento. A principal ocorrência foi a de um homem que tentou agredir a esposa. Ele foi apresentado pela PM na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), que está montada no circuito, e autuado em flagrante por lesão corporal.   

Estavam presentes na reunião o Comandante de policiamento da Região Norte,  Cel PM Valter Araújo, que presidiu a reunião, acompanhado do seu staff de Oficiais, Delegada Regional da Polícia Civil, Lígia Nunes, Major PM Raquel Reis, responsável pelo Centro de Planejamento Operacional e Decisões Estratégicas, Ramon Santos, supervisor da Companhia de Segurança de Trânsito e Transporte (CSTT) – representando a Prefeitura Municipal, Operacionais que compõem a Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 46 Major PM Ednaldo, Comandante da CIPE-Caatinga, Capitão PM A. Moura comandante da 4ª Cia/BPRv, Capitão Ruan da SSP, responsável pelas câmeras de reconhecimento facial no circuito.    

“Foi um orgulho muito grande essa noite, nós observamos a postura da tropa, e o mais importante, a energia positiva de todos, a educação. A prefeita sempre simpática, se colocou à disposição. Agradecer a Deus por essa noite, começamos o Carnaval com muita resiliência. Investimos e a coisa fluiu”, externou o Cel PM Valter Araújo em seu pronunciamento.  

Mais segurança 

Em relação ao último carnaval, as patrulhas da PM tiveram um aumento de 30% do efetivo para 2023. Cerca de 2 mil policiais militares, sendo uma média de 500 por dia, estão realizando patrulhas com ações integradas para garantir o sucesso da operação, além do efetivo de outras instituições como o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal, que está utilizando detectores de metais em pontos estratégicos da festa. 

Uma super estrutura foi montada pela Polícia Militar da Bahia, com policiamento ostensivo para aumentar a sensação de segurança do cidadão e garantir a paz durante a festa. Dentro das inovações tecnológicas e operativas para a festa, estão o sistema de reconhecimento facial, câmeras inteligentes em tendas de abordagem, 01 caminhão de monitoramento (SSP/SGTO), aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) com sobrevoos durante o dia e à noite, e também o retorno do policiamento  montado, após algumas edições.  

Outro ponto positivo no quesito segurança, é um espaço inédito – O Serviço Especializado de Respeito aos Grupos Vulneráveis e Atendimento às Vítimas de Intolerância e Racismo (SERVVIR), que tem o objetivo de acolher mulheres idosos, público LGBTQIA+, pessoas com deficiência, e violentados por intolerância racial, em um espaço reservado na Casa Da Mulher Rural, na praça da Catedral.   

Para a Delegada da Polícia Civil, Lígia Nunes, em termos de segurança pública, a primeira noite foi maravilhosa. “A gente viu muito policiamento, o Estado tem investido bastante aqui em Juazeiro. Todas as polícias muito bem aparelhadas com pessoal, a quantidade de policiais trabalhando. Quanto à Polícia Civil, temos dois postos, a Delegacia Especial diária, onde são recebidos os crimes comuns e a Deam. A gente criou um ambiente acolhedor para receber as vítimas lá. Tá sendo um carnaval diferenciado”, afirmou Lígia Nunes.

—– 

Texto: Milena Pacheco/Ascom PMJ 

Fotos: Ícaro Alexandre/Luan Medrado/Pedro Ângelo