Desde 2021, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), emite a Carteirinha de Identificação para pessoas com autismo, que garante atendimento preferencial no município.
De acordo com a secretária executiva de Acessibilidade, Rosarinha Coelho, esta carteirinha é um importante instrumento na defesa e garantia de direitos em espaços públicos e privados. “As pessoas com autismo são expostas a diversas situações que não respeitam as suas especificidades. E o prefeito Simão Durando, sempre sensível a esta causa, tem nos orientado a intensificar a divulgação da Carteirinha de Identificação, que é um instrumento material que facilita e viabiliza o acesso ao atendimento prioritário, tirando os autistas da invisibilidade imposta por uma deficiência não visível”.
Para Bruna Thais Mendes Martins, 32 anos, mãe de Ananda Mendes Martins que tem autismo, a carteirinha tem sido muito importante. “Através da carteirinha, a criança fica devidamente identificada e as pessoas ficam sabendo qual a sua condição e assim elas têm os seus direitos garantidos, além de assegurar também a inclusão e o respeito por nossas crianças”, declarou Bruna, que ficou sabendo da Carteirtinha de Identificação através da Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF).
Para solicitar a Carteirinha de Identificação para pessoas com autismo é necessário ir até a Secretaria Executiva de Acessibilidade (SEJUDHMA), localizada na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, bairro Vila Mocó, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com a seguinte documentação: cópias do RG e CPF (da pessoa com autismo e do responsável), laudo médico, comprovante de residência e uma foto 3×4.