Cerca de 700 professores e coordenadores da Educação Infantil participam de formação promovida pela Prefeitura de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), segue investindo na formação continuada dos educadores da Rede Municipal de Ensino. Ao longo da semana, até sexta-feira (26), cerca de 700 professores e coordenadores da Educação Infantil participam de formação com foco na importância da literatura na primeira infância.

De acordo com a diretora de Formação da Seduc, Ana Paula Granja, a atividade tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças atendidas na Educação Infantil. “A nossa rede está em constante formação a fim de garantir a qualidade da aprendizagem. Esta semana, estamos recebendo a equipe da editora Ayumana, responsável pela produção do material estruturado Toriba, usado com os alunos da Educação Infantil, para discutir a necessidade de fortalecer o momento da ‘hora da história’ na rotina da sala de aula e a importância de ler com e para as crianças nessa fase escolar”, explicou Ana Paula.

Durante a semana, as formadoras vêm apresentando diversas orientações e esclarecendo dúvidas sobre a temática discutida. “Estamos aqui pela segunda vez este ano e trouxemos, agora, uma abordagem sobre a importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança. Não necessariamente sobre a leitura em si, mas sobre como a literatura infantil interfere no desenvolvimento cognitivo das crianças e abre portas para outras conexões e sinapses”, explica a formadora, Juliana Didyk.

Para a professora, Mayllames dos Santos Cândido, da Escola Municipal de Educação Infantil Nelia de Souza Costa, o encontro vai contribuir para o enriquecimento do seu trabalho em sala de aula. “A partir do momento em que participamos das formações, conseguimos potencializar o nosso trabalho com o material pedagógico e com os alunos em sala de aula. Com a troca de experiências com os colegas, as dinâmicas e orientações apresentadas pelas formadoras, adquirimos um leque de opções que podemos levar para os nossos alunos”, avaliou a professora.

.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Pedro Ângelo