Com estrutura ampliada e bem localizado, novo Centro Administrativo de Assistência Social é inaugurado pelo prefeito Simão Durando

A estrutura de assistência social de Petrolina dará um salto na qualidade de atendimento e oferta de serviços à população. Nesta segunda-feira (22), o prefeito Simão Durando inaugurou o novo Centro Administrativo de Assistência Social. O equipamento é um complexo de três andares totalmente moderno e acessível que abrigará a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) da Central do Cadastro Único Raimunda Sol Posto, além de diversos outros serviços da área.

A nova estrutura está localizada na Praça PIO XII (conhecida como Praça do Galo), Nº 264, Centro, para facilitar o acesso dos usuários, em especial, os que usam transporte público. O equipamento está dotado também de elevador, rampas e outras estruturas para assegurar o acesso de pessoas com deficiência.

O novo Centro de Assistência Social ofertará diversos atendimentos e ações de proteção social para assegurar os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. No complexo, a população poderá ter acesso a informações e cadastro para Bolsa Família, o ID Jovem, Carteirinha do Idoso, o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), auxílio funeral, entre outros. O local funciona das 7h às 17h.

O prefeito Simão Durando destacou a importância de mais esse avanço em Petrolina para a garantia de direitos de mulheres, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo o gestor, com a nova estrutura será possível ampliar os atendimentos do cadastro único, passando de 4.400 para 6.200 vagas por mês em toda a rede de atendimento.

“Aqui é muito mais que um prédio muito novo e bonito, vai além das paredes e andares, para esta gestão aqui será uma referência para o atendimento aos que precisam da assistência social, com uma excelente localização, acessibilidade. Garantiremos sempre os direitos sociais da população, com a acolhida e o fortalecimento de vínculos. Essa é mais uma prova que a nossa gestão reconhece a importância desse trabalho em Petrolina, facilitando o acesso aos serviços socioassistenciais e de garantia de direitos”, ressalta o prefeito Simão Durando.

Balanço

Petrolina tem avançado na política municipal de Assistência Social. Atualmente, em média 1.100 pessoas são alimentadas, por dia através do Restaurante Popular, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Além disso, todos os dias, mais de 100 pessoas são acolhidas nos Centros de Referência – CRAS, que em 2016, contava com o índice de desenvolvimento em 2.4 e, agora, garantiu 4,5, ficando por duas vezes em primeiro lugar em Pernambuco e acima da média nacional.

Outro dado importante no município, é o resultado do trabalho realizado através do Abrigo Municipal e do nosso Centro Pop. Em um ano de gestão, mais de 160 pessoas foram recambiadas para suas cidades de origem, com vínculos familiares fortalecidos, e mais de 20 estão com seu trabalho formal estabelecido.

.

Foto: Ayrton Latapiat

.