Copa do Mundo 2026: formato, cidades-sede, vagas, estádios e raio-x do Mundial

Após o término da Copa do Mundo de 2022, a preparação para o próximo Mundial, que será realizado em 2026 e em três países (Canadá, Estados Unidos e México), já está a todo o vapor. Esta edição vai marcar a estreia de um novo formato de disputa, já que será a primeira vez na história a contar com 48 seleções.

Para esta 23ª edição da Copa do Mundo, o Conselho da Fifa definiu um novo formato de disputa na fase de grupos, já que a configuração pensada previamente, com três times em um grupo, permitiria a equipe que somasse dois empates classificação automática ao mata-mata, estimulando um jogo defensivo na competição..

Agora, entidade definiu que os times serão divididos em 12 grupos, com quatro times, onde os dois primeiros colocados de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam ao mata-mata.

Onde será a Copa do Mundo de 2026?

Pela primeira vez na história do torneio, a Copa do Mundo será dividida em três países sede: Canadá, Estado Unidos e México, na edição que marca a volta da competição para a América do Norte, desde 1994, quando os EUA receberam o Mundial vencido pelo Brasil.

Quais são as cidades-sede e os estádios da Copa do Mundo de 2026?

Ao todo, 16 cidades vão receber jogos da Copa do Mundo de 2026. São duas no Canadá, três no México e 11 dos Estados Unidos. Veja:

  • Canadá: Vancouver ( BC Palace Stadium) e Toronto (BMO Field)
  • México: Guadalajara (Akron), Monterrey (BBVA Bancomer Stadium) e Cidade do México (Azteca)
  • Estados Unidos: Seattle (Lumen Field), São Francisco (Levi’s Stadium), Los Angeles (SoFi Stadium/Rose Bowl), Kansas City (Arrowhead Stadium), Dallas (At&T Stadium), Atlanta (Mercedes-Benz Stadium), Houston (NGR Stadium), Boston (Gilette Stadium), Filadélfia (Lincoln Financial Field), Miami (Hard Rock Stadium), Nova York (MetLife Stadium)

Para ajudar na logística de locomoção das seleções, as 16 cidades foram divididas em três zonas diferentes. A divisão ficou assim:

  • ZONA OESTE: Vancouver (CAN), Seattle (EUA), Los Angeles (EUA), São Francisco (EUA) e Guadalajara (MEX)
  • ZONA CENTRAL: Kansas City (EUA), Dallas (EUA), Atlanta (EUA), Houston (EUA), Monterrey (MEX) e Cidade do México (MEX)
  • ZONA LESTE: Toronto (CAN), Boston (EUA), Filadélfia (EUA), Miami, Nova York (EUA)

Quando será a Copa do Mundo de 2026?

Depois de uma edição atípica em 2022, quando por conta de fatores climáticos o Mundial foi excepcionalmente marcado para o final do ano, em 2026 a Copa do Mundo voltará ao período tradicional de disputa, entre junho e julho, no verão europeu e norte-americano.

As datas exatas da disputa, porém, ainda não foram definidas oficialmente pela Fifa. Mas, vale destacar, que o aumento de números de times e partidas, que vai para 104, a competição precisará ser realizada em um número maior de dias, superando os tradicionais 31 dias de torneio.

Formato de disputa

Esta edição da Copa do Mundo vai marcar a estreia do novo formato de disputa da competição, com mais seleções participando do torneio. A partir do Mundial de 2026, 48 times vão brigar pelo título, 16 a mais do que os 32 que se classificaram na Copa do Qatar em 2022.

Com mais seleções, o formato dos grupos da primeira fase também será modificado. Ao invés de oito grupos de quatro equipes cada, a Copa do Mundo passará a ter 12 grupos de quatro seleções, onde os dois primeiros se classificam de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados avançam para a eliminatória.

Assim, o formato do mata-mata também muda. O que antes se iniciava nas oitavas de final e fazia os times enfrentarem quatro partidas eliminatórias, incluindo a final, agora começa no chamado 16 avos, com 32 times, e terá cinco disputas eliminatórias (16 avos, oitavas, quartas, semis e final).

A mudança no número de participantes também vai impactar nos formatos das Eliminatórias, uma vez que todas as Confederações vão ter vagas diretas a mais para mandar representantes à Copa do Mundo. Veja como era e como vai ficar a divisão de vagas.

CONFEDERAÇÃO VAGAS DIRETAS A PARTIR DE 2026 VAGAS DIRETAS ATÉ 2022
AFC (Ásia) 8 5
CAF (África) 9 5
CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe) 6 3
CONMEBOL (América do Sul) 6 4
OFC (Oceania) 1 0
UEFA (Europa) 16 13
Play-offs 2 3

Fonte: Goal