Mais de 200 ambulantes participaram de capacitação para o São João de Petrolina, organizada pela Vigilância Sanitária  

Na tarde desta quarta-feira (17), cerca de 200 ambulantes compareceram na capacitação preparada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), o objetivo foi qualificar os autônomos para o trabalho durante as festividades do São João de Petrolina. Representantes do Corpo de Bombeiros também repassaram  informações sobre os cuidados com fiação e uso de gás de cozinha nos eventos. 

Um dos pontos abordados foi segurança como medida fundamental, por isso os bombeiros militares orientaram sobre a forma correta de como proceder em casos de riscos envolvendo curtos circuitos e/ou incêndios. Os vendedores puderam reciclar informações sobre cuidados e prevenções de acidentes. Outro ponto destacado foi o uso do extintor de incêndio, manuseio e medidas protetivas para conduzir o equipamento.  

As instruções sobre boas práticas alimentícias foram conduzidas pela inspetoras sanitárias Késia Matos e Glenda Torres. Durante a apresentação, foi exposta a diferença entre o gelo escama e de cubo. O primeiro só pode ser usado para acondicionar bebidas, já o segundo pode ser utilizado no consumo humano. Além disso, informação como: condições de higiene, acondicionamento e dispensação dos produtos foram destacados, também foram destaque.  

Para o diretor-presidente da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, o momento com os vendedores é importante para reforçar as medidas de segurança. “Estamos nos aproximando de um dos maiores eventos da cidade, que é o São João. Atendendo a solicitação do Prefeito Simão Durando, promovemos mais essa capacitação para reafirmar que a Vigilância tem como finalidade auxiliar e evitar riscos à saúde do consumidor. Destacamos também que tudo que repassamos vamos cobrar nos dias de eventos, quem descumprir será notificado e a depender da gravidade da infração será autuado e recolhido do local”, destacou Marcelo.