Mepe integra Semana Nacional dos Museus com foco nos saberes indígenas e em questões ambientais

Com um olhar para o futuro ancorando-se nas tradições do passado, a  Semana Nacional de Museus, que este ano chega à sua 21º edição, procura responder a questões próprias do nosso tempo presente com o tema  “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. O evento, promovido anualmente em razão do Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), teve início nesta segunda-feira (15). Diversas instituições culturais participam em todo o território nacional, dentre elas o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). 

Para a gestora de Ações e Equipamentos Culturais da Fundarpe, Maria Rosa Maia, coletividade e partilha de conhecimento são palavras-chaves que norteiam o tema deste ano da Semana Nacional de Museus. Este fio condutor que está pautando ao longo de toda a semana a programação dos espaços participantes está diretamente ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU. Mais precisamente os três ODS ligados ao meio ambiente: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra. 

“São maiores as chances de sucesso quando se parte da construção de consensos da pactuação coletiva das metas. Então neste contexto a proposta é que todos os museus possuem um papel a desempenhar na formação e criação de futuros sustentáveis. E isso pode ser feito através de programas educacionais, exposições, divulgação e pesquisa”, pontua a gestora. “Dentre os equipamentos geridos pela Fundarpe temos uma super programação que se inicia na terça no Museu do Estado de Pernambuco com palestras, seminários e encontros pensados a partir do tema deste ano”. 

A programação do Mepe começa na tarde desta terça (16) e segue até sábado (20), trazendo para o foco das vivências os saberes indígenas e os impactos da ação humana sobre o meio ambiente. “Quero convidar a todos para participar desta Semana Nacional dos Museus. Pensamos em uma programação que englobasse debates que dialogam com a história do Mepe e nosso acervo dentro do tema proposto. Em parceria com profissionais e instituições parceiras, vamos realizar ações que promovam bem-estar, inclusão, preservação, representatividade e conhecimento cultural”, aponta o gestor do Museu do Estado de Pernambuco, Rinaldo Carvalho.

Todas as atividades são gratuitas, basta se inscrever através deste formulário online. Confira a programação completa: 

Terça (16), a partir das 13h30

SEMINÁRIO – PATRIMÔNIO, ETNICIDADE E COSMOVISÕES INDÍGENASCoordenação: Renato Athias & Rinaldo Carvalho14h – Abertura14h15 – Palestra: Patrimônios, Saberes, Cosmovisões e Mobilizações IndígenasPalestrantes: Xicê Fulni-ô, Elisa Pankararu, Ronaldo Kapinawá e Kadu Tapuya16h – Palestra: Museus indígenas: Patrimônio e Memória como Re-existência e LutaPalestrante: Alexandre Gomes 

Quarta (17), das 15h às 17h

PALESTRA – REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS HUMANAS NO PLANETA TERRA E MOVIMENTOS DE CRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃOPalestrante: Andréa Tesi – Artista visual, arteterapeuta e consteladora sistêmica. 

Quinta (18), às 14h

PALESTRA – ARQUEOTURISMO SUBAQUÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O BEM-ESTAR E INCLUSÃO SOCIAL: O EXEMPLO DO VAPOR PIRAPAMA EM PERNAMBUCOPalestrante: Prof. Dr. Carlos Rios – Departamento de Arqueologia (UFPE) 

Sexta (19), 9h ou 15h30 (1 turma pela manhã e 1 turma à tarde – 20 vagas/turma)

ENCONTRO – Vivência de Ginástica chinesa LIAN GONG – Exercício terapêutico que une medicina chinesa e medicina ocidentalInstrutora: Fátima Soares – Terapeuta integrativa e Instrutora de Lian Gong. 

Sábado (20), das 14h às 17h

ENCONTRO – CONEXÃO NO MUSEU – Ação Social – ONG Movimento Inspire – Palestra, musicalização e visita às exposições do Museu.Palestrante: Eduarda Menelau – Empresária, mentora, treinadora 

Serviço:21º Semana Nacional dos MuseusMuseu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife)

De terça (16) a sábado (20)

Entrada gratuita