Obras do programa ‘Minha Casa Minha Vida Rural’ já estão com 81% de serviços concluídos em Poço dos Dantas 

O sonho da casa própria está mais próximo de ser realizado para algumas famílias que moram na comunidade de Poço dos Dantas, na zona rural de Petrolina. Elas foram beneficiadas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), popularmente conhecido como ‘Minha Casa Minha Vida Rural’. Ao todo, 12 unidades habitacionais estão sendo construídas e já estão com 81% de serviços concluídos.   

Cada casa tem uma área total de aproximadamente 54m². O imóvel é formado por sala, dois quartos, banheiro, cozinha e uma área de serviço. O banheiro é forrado e equipado com chuveiro. O imóvel ainda possui uma caixa d’água de 500 litros, calçada ao redor, fossa séptica, sumidouro e acessibilidade para deficientes físicos. Cada unidade habitacional ainda vai contar com uma cisterna para armazenamento de água. 

“O objetivo do prefeito Simão Durando é levar mais novas moradias, seja para área urbana ou zona rural, e impactar diretamente na qualidade de vida da população petrolinense. Em breve, essas famílias vão realizar o sonho da sua casa própria”, destacou o secretário executivo de Habitação, Thiago Rosendo.  

O trabalho é supervisionado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS) e Caixa Econômica Federal.  

O programa  

Regulamentado pela Portaria Nº 366, de 7 de junho de 2018, o PNHR objetiva a produção ou reforma de imóveis aos agricultores familiares e trabalhadores rurais, com repasse de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) ou de financiamento habitacional com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Entre os requisitos para que as construções sejam possíveis, está o de que a terra onde o imóvel é construído seja local de moradia e produção, resultado do trabalho do beneficiário ou da família. 

.

Texto: Luzete Nobre – Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade