Prefeita Suzana Ramos abre oficialmente a 43ª edição dos Jogos Escolares municipais 2023 de Juazeiro (BA)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta sexta-feira (05), no Estádio Adauto Moraes, a solenidade de abertura da 43ª edição dos Jogos Escolares Municipais 2023, abrindo oficialmente as competições do Desporto Escolar.

Presente na cerimônia, a prefeita Suzana Ramos, destacou o compromisso e a responsabilidade da gestão municipal em garantir a realização da tradicional competição. “Os Jogos Escolares é um evento tradicional em nosso município, e um compromisso primordial em minha gestão, que valoriza as tradições, investe em pioneirismo, mas acima de tudo, reconhece o poder transformador do esporte e de uma população valorizada. Fazemos uma gestão que investe no esporte, e um indicativo disso, foi a ampliação que promovemos dos beneficiários do bolsa atleta em Juazeiro”, comentou a prefeita de Juazeiro.

A solenidade contou com hasteamento das bandeiras, apresentação de dança, dos coreógrafos das bandas de fanfarra do município, desfile das escolas participantes, ao som das fanfarras, e realização do juramento da equipe de árbitros, e dos atletas, que fizeram o revezamento no estádio com a tocha olímpica, selando a abertura dos jogos com o acendimento da pira.

“Eu vim prestigiar a participação da minha filha no evento, e confesso que estou deslumbrada com a organização. Está absolutamente tudo de parabéns”, avaliou Mércia Santos, mãe de Nicolly Evelin, estudante da escola integração.

Parceria

Este ano o evento contou com a parceria do Projeto Mãe Malvada, comandado pela triatleta Ana Augusta, importante incentivadora da prática esportiva no município, que representa a cidade de Juazeiro e o Vale do São Francisco em diversas competições de Triathlon no Brasil e no mundo.

A diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, Carla Luz, destacou o empenho da gestão municipal para a manutenção da tradição do evento. “A prefeita Suzana Ramos, se empenhou para que o evento ocorresse, garantindo a tradição das competições e reafirmando o compromisso com a prática esportiva educacional de Juazeiro”, frisou Carla.

As competições

No total, 12 modalidades de esporte integram os jogos escolares municipais em 2023. Atletismo, badminton, natação, judô, xadrez, voleibol de areia e de quadra, baleô, futsal, handebol, basquetebol e futebol society integram a grade de competições, divididas entre individuais e coletivas, contemplando os naipes feminino e masculino, nas categorias mirim, pré-mirim e infantil. A programação conta com a adesão de 67 escolas participantes, reunindo mais de 3 mil estudantes da rede municipal, estadual, federal e privada de ensino, entre 9 e 17 anos.

Participantes

Entre os participantes da cerimônia de abertura, também estavam presentes o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes; o secretário da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Manoel Tenório Rapadura Filho; Chastinet Júnior, gestor de Políticas Públicas da Seduc, representando o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado; a diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, Carla Luz; o articulador de Educação Física, Esporte Escolar do Núcleo Territorial de Educação (NTE-10), José Carlos Santana; a triatleta campeã geral amador Ironman Brasil e campeã mundial Ironman, Ana Augusta; e os vereadores Lourival Quirino, Gildásio Soares, Bebeto Matias, Aníbal Araújo, Mundeco Santos e Aníbal Araújo.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJFotos: Marcel Cordeiro – Ascom/PMJ